Noticia

10 produtos para intolerantes à lactose para vender na sua padaria

29Set

10 produtos para intolerantes à lactose para vender na sua padaria

Atualmente, o mercado de alimentos se deu conta de que é preciso atender não somente o público em geral, mas também aquele que tem algum tipo de restrição alimentar, como ao glúten ou a ingredientes de origem animal. Pensando nisso, você sabe quais produtos para intolerantes à lactose não podem faltar em sua padaria?

Existem dois tipos de itens sem lactose. O primeiro é feito com leite adicionado de lactase. Essa enzima digere a lactose e torna o leite bem-aceito pelos intolerantes. O segundo são receitas que têm o leite ou os derivados substituídos por outro ingrediente sem lactose. Dito isso, vamos à lista que preparamos com sugestões para você atender aos clientes intolerantes à lactose? Confira!

1. Pães
Sabe aqueles pães que levam leite na receita? Geralmente, são os de miolo macio, como os doces e os brioches. Isso faz com que os intolerantes não possam comê-los, mesmo que a quantidade do leite seja pouca. Entretanto, é possível produzi-los sem leite e, consequentemente, sem lactose.

Nos outros pães, até mesmo no Brioche, o chef Marcos Pickina explica que é possível substituir o leite por água, ou até mesmo por leite vegetal ou pela versão sem lactose. “Já por algum tempo, eu tenho feito pães de hambúrguer ou com leite sem lactose ou até sem leite algum, inclusive os cinnamon rolls“, e ficam uma delícia! No entanto, brioches levam manteiga, portanto, é preciso pensar nesse ingrediente também. “Eu costumo fazer uma versão com azeite do brioche com um toque de raspas de laranja, é realmente fantástico!”.

É interessante buscar por receitas que entregam resultados o mais parecido possível com os pães tradicionais.

2. Pão de queijo
O pão de queijo é uma das comidas preferidas de muita gente. Afinal, quem resiste a uma fornada recém-saída do forno? Porém, não é todo mundo que pode consumir essa delícia, como é o caso dos intolerantes à lactose. A boa notícia é que existem receitas sem lactose.

Em algumas versões, o queijo é substituído por batata, mandioca, batata-doce e outros ingredientes que garantem a textura muito parecida com a tradicional. Já o leite é trocado pela água mesmo. Como o polvilho é o que dá o sabor característico, é possível obter um bom resultado.

Alternativamente, é interessante destacar que o queijo Parmesão é um dos queijos com menor índice de lactose, no entanto, ainda possui. Alguns queijos maturados, como parmesão, gruyére, emmental, gouda e provolone, mesmo sendo preparados a partir do leite de origem animal, contêm quantidades insignificantes de lactose devido à transformação em ácido lático durante sua fabricação.

3. Pizza
A pizza é um prato saboroso e que agrada desde crianças até idosos. Geralmente, ela é feita com muito queijo, o que prejudica quem não pode comer ingredientes com lactose. Dessa maneira, é preciso incluir alguns sabores que atendem esse público para atrair esses clientes.

Além do que dissemos sobre os queijos maturados acima, existem coberturas veganas em que vegetais dão todo o sabor ou, ainda, que contêm queijo vegano. E há também a possibilidade de fazer a pizza com mussarela sem lactose. Hoje em dia, os queijos sem lactose são cada vez mais fáceis de achar. Assim, seu cliente não precisa abrir mão do prazer de comer pizza.

4. Biscoitos
Os biscoitos fazem parte do lanche ou daquele cafezinho da tarde de muitos clientes. Quem tem intolerância à lactose sofre por não poder comer as versões tradicionais que levam leite ou manteiga. Dessa maneira, que tal incluir essas delícias sem lactose no cardápio da sua padaria?

Algumas receitas podem ter os ingredientes lácteos facilmente substituídos por outros sem lactose, como a manteiga que pode ser trocada por margarina, manteiga de castanhas etc. O biscoito de polvilho, por exemplo, pode ser feito somente com água e, ainda, continuar delicioso.

5. Bolos
Os bolos são um dos produtos que mais chamam atenção na padaria, seja aquele simples apenas com cobertura para tomar com café, sejam os recheados e confeitados, tipo de festa. Geralmente, eles levam leite em alguma etapa, como no recheio ou na calda.

Além de oferecer as versões tradicionalmente sem lactose, como o bolo de laranja, você pode usar leite vegetal na preparação das receitas. Leite de coco, leite de amêndoas, leite de castanhas e leite de amendoim são alguns exemplos de ingredientes que podem substituir o leite de vaca. Há também a possibilidade, é claro, de usar leite e outros produtos sem lactose para preparar os bolos.

Quer uma receita de um bolo delicioso sem glúten e sem lactose? Clique aqui!

6. Capuccino
Você sabia que dá para fazer capuccino sem leite? Embora a versão sem lactose não seja tão cremosa quanto a original, podemos afirmar que o capuccino de leite de amêndoas é uma delícia! Até porque, esse leite vegetal é riquíssimo em sabor.

Outra opção é preparar a bebida com o leite sem lactose. Se a sua receita vai chocolate, por exemplo, lembre-se de optar pelo chocolate sem lactose.

7. Chocolate quente
Por falar em chocolate, no inverno uma das bebidas mais pedidas é, sem dúvidas, o chocolate quente. O líquido quentinho e de cremosidade singular agrada até os paladares mais exigentes, não é mesmo? Para quem é intolerante à lactose, a versão sem o açúcar do leite é muito bem-vinda.

Ela pode ser feita tanto com o leite sem lactose ou ainda com leite vegetal. A receita é, praticamente, a mesma, fazendo a substituição apenas do ingrediente lácteo pela versão sem lactose.

8. Iogurte
O iogurte é a opção de café da manhã ou de lanche de quem gosta de levar uma vida saudável. Por isso, é sempre bom tê-lo nas geladeiras da sua padaria para oferecer aos clientes. Embora a versão tradicional já tenha baixa quantidade de lactose, ainda assim é preciso ter a opção 0% lactose, já que alguns clientes são mais sensíveis e só podem consumir desse tipo.

9. Salgados
Os salgados são a escolha de lanche preferida de quem precisa de algo rápido e saboroso. Muitos deles, embora não sejam recheados com queijo, levam leite na massa, tanto os fritos quanto os assados. Sendo assim, é interessante oferecer opções sem lactose.

Muitas vezes, apenas substituindo o leite por água já é o suficiente para manter o sabor e a textura bem parecidas com o salgado tradicional. No entanto, também é possível utilizar o leite sem lactose para preparar esses pratos.

10. Sobremesas
Você também oferece sobremesas em sua padaria? Saiba que, nesse caso, também é importante oferecer doces sem lactose, como mousses, sorvetes, tortas, brigadeiros etc. Além de substituir o leite convencional nas receitas pelo sem lactose, também dá para trocar por leite vegetal, como de amêndoas e castanhas, que têm o sabor mais suave e não interfere tanto no resultado.

Oferecer produtos para intolerantes à lactose é uma maneira de conquistar clientes em mais esse nicho do mercado, que cresce cada vez mais. Aliás, esse pode ser um dos diferenciais da sua padaria, fazendo com que o faturamento aumente.

Fonte: Blog Massa Madre

(5572)