Noticia

5 dicas para montar cardápio de inverno para sua padaria

29Jul

5 dicas para montar cardápio de inverno para sua padaria

O verão já ficou para trás e, a partir de agora, as temperaturas começam a ficar cada vez mais baixas. Com esse tempinho frio e gostoso, surge também a vontade de comer algo mais confortante, como caldos e sopas deliciosas.

Pela praticidade ou mesmo para aquecer os dias frios, os festivais e rodízios de caldos fazem o maior sucesso e ajudam a aumentar o faturamento de restaurantes e padarias Brasil afora. Quem nunca desejou aquele famoso caldinho de feijão para encerrar o dia feliz?

Pensando nisso, que tal colocar um cardápio de sopas e caldos na sua padaria para take away — levar para viagem — e delivery? Se gostou da ideia e quer saber como fazer isso, vamos dar 5 dicas para você bombar nas vendas. Confira!

1. Pense em um cardápio diversificado
A ideia é simples: quanto maior for a variedade no cardápio, maior será a chance de agradar as pessoas. Por isso, ao idealizar o seu cardápio de sopas e caldos, pense nos sabores mais famosos, como:

  • caldinho de feijão;
  • vaca atolada;
  • angu baiano;
  • caldo de abóbora com carne seca;
  • caldo de abóbora com frango;
  • caldo de mandioca com camarão;
  • creme de cebola;
  • canjiquinha;
  • canjicão;
  • caldo de mandioquinha com carne;
  • sopa de legumes;
  • sopa de macarrão com carne.

Coloque também algumas opções que fogem das tradicionais, a fim de diversificar seu cardápio e criar um diferencial para o seu cardápio. Entre elas, há sugestões como:

  • sopa francesa de cebola;
  • caldo de peixe;
  • missoshiro.

Além de garantir a experiência gastronômica dos clientes, pense também na parte visual: coloque embalagens inovadoras e faça apresentações diferentes, como ter a opção de comer dentro de um pão italiano. Tudo isso desperta no cliente a vontade de experimentar as delícias que são servidas.

2. Invista nos acompanhamentos
Todo bom caldo fica muito mais saboroso quando é oferecido com acompanhamentos, não é verdade? Você pode ter uma boa variedade de pães, como italiano, francês e torradas. Tem também aquele pão que é feito com massa de pizza e fica uma delícia quando acompanha sopas e caldos.

Não se esqueça ainda de dar a opções de adicionar cheiro verde, já no caldo ou separadamente (cebolinha, salsinha e coentro). Outras dicas para incrementar são os queijos e embutidos: bastante muçarela ralada e parmesão fresco para quem gosta do queijo puxando, que derrete quando o caldo está quentinho.

Os acompanhamentos devem ser listados e descritos, para que os consumidores tenham uma ideia completa de como montar os pratos, selecionando seus ingredientes preferidos.

3. Ofereça sobremesas e bebidas
Para fechar o menu com chave de ouro, tenha sempre à disposição sobremesas e bebidas no cardápio. Boas opções doces são canjicão, arroz-doce, mousse quente de chocolate, frutas flambadas, fondues e petit gâteau.

Na parte das bebidas, ter à disposição alguns rótulos de vinhos pode ser bastante interessante. Mas não deixe de ter outras opções, como cervejas, refrigerantes, sucos, água com gás, entre outros. Você inclusive pode criar combos interessantes com um caldo, uma bebida e uma sobremesa, para oferecer a experiência completa, não seria interessante?

4. Tenha um serviço de delivery especial

Além de ter as opções para take away — para viagem — na padaria, lembre-se de que existem clientes com diferentes perfis. Nem todo mundo tem tempo disponível ou quer se deslocar até o seu estabelecimento. Um serviço bem-pensado de delivery cai muito bem nesses casos.

Pense em alguns horários específicos para fazer o delivery e treine os entregadores, se possível. Caldos e sopas precisam de um cuidado especial na hora de serem transportados. Mande os acompanhamentos em recipientes à parte, a fim de não se misturarem. Pense também no raio de entrega que será possível atender, para que a comida chegue quente e saborosa.

A qualidade das embalagens é fundamental
Por serem produtos que precisam chegar quentes na casa do cliente, as embalagens têm de ser adequadas. Primeiramente, observe o tamanho dos recipientes. Normalmente, as opções são os tamanhos pequeno, médio e grande.

A tampa da embalagem precisa vedar por completo o recipiente para não ter perigo de o caldo entornar. Se necessário, passe uma fita adesiva na tampa e garanta que tudo chegue bem até o consumidor. Além disso, é preciso escolher uma embalagem que não se deforme com o líquido quente. Uma boa opção são os recipientes de isopor, que, além de serem resistentes, têm a capacidade de segurar o calor por mais tempo.

Uma boa dica também é optar por embalagens biodegradáveis. Assim, além de ter a garantia de um produto de qualidade, ainda ajuda o meio ambiente e a natureza como um todo.

5. Capriche na divulgação
Com o cardápio pronto, chegou a hora de divulgar a novidade. Treine os seus colaboradores para que eles avisem os clientes sobre a venda de sopas e caldos que será oferecida e sobre os serviços de entrega. Os consumidores tradicionais adoram saber dessas inovações em primeira mão.

Se for possível, faça alguns flyers e deixe-os no caixa da padaria para que as pessoas levem para casa e leiam com calma.

Use e abuse da divulgação nas redes sociais. As páginas oficiais da sua padaria têm de estar repletas de conteúdos sobre o assunto. Nos dias que antecederem a estreia, faça alguns posts sobre os tipos de caldos e sopas que serão oferecidos para aguçar a vontade das pessoas.

Uma boa dica é fazer uma promoção de estreia ou até mesmo presentear algum seguidor. Por exemplo, peça para que os clientes marquem os amigos e compartilhem as postagens. Assim, o alcance será maior e mais gente ficará sabendo da deliciosa novidade.

Como você pôde ver, para montar um cardápio de sopas e caldos na sua padaria é preciso pensar no cardápio, oferecer diversos acompanhamentos, ter sobremesas à disposição, caprichar na divulgação e ter um serviço de delivery eficiente. Com todas essas dicas, temos certeza de que a novidade será um sucesso!

Fonte: Prática

(6108)