Noticia

Aprenda a usar as sobras de pão para fazer a tradicional rabanada

22Dez

Aprenda a usar as sobras de pão para fazer a tradicional rabanada

Nada se perde, tudo se transforma. A máxima de Lavoisier se aplica perfeitamente à um dos quitutes que mais nos remetem ao Natal: as rabanadas.

Pão dormido embebido em leite e ovos, frito e polvilhado de açúcar, essa tentação que não pode faltar nas festas pode ainda receber calda de vinho, como em casas portuguesas; leite de coco, como no Nordeste brasileiro ou até ser recheada ou ter cobertura, “Hoje são muitas as variações”, diz a chef Ilda Vinagre, do restaurante português A bela Sintra. Ela assina diferentes receitas de rabanada, como a feita com vinho Moscatel e cobertura de baba-de-moça.

Disputa com o panetone

 No Brasil, até a década de 1930, as rabanadas reinavam sozinha na mesa dos brasileiros. Depois, passaram a dividir a cena com o panetone, tradição trazida pelos italianos. Para os brasileiros, o costume é herança portuguesa. Mas não é só em Portugal que as fatias douradas (como lá são chamadas) são preparadas. Na Espanha, elas são as torrijas ou torrejas.
 O curioso é que alguns etimólogos creditam a origem da palavra rabanada ao espanhol rebanar (cortar algo). Para os franceses ela é a pain perdu (pão perdido), em referência ao reaproveitamento. Mas os bistrôs franceses a tem preparado também com brioche fresquinho.

Pão de forma

E, por causa da influência francesa em estados como a Lousiana, nos Estados Unidos elas são chamadas de french toast.  O mesmo acontece na Inglaterra. Segundo o chef Fabio Sereni, do Serenis Cuisine, a french toast é feita sempre com pão de forma e servida geralmente no café da manhã. “A canela raramente é usada. São só ovos, leite e açúcar”.
O preparo da rabanada no Natal esconde um sentido religioso que poderia explicar o consumo natalino. O historiador Luís da Câmara Cascudo, no Dicionário do Folclore Brasileiro, diz que no interior do Brasil se considera pecado jogar fora o pão.  Proíbe-se da mesma forma deixá-lo cair no chão e não o reerguer, porque simboliza a vida e guarda o espírito de Deus na hóstia consagrada. Nesse sentido, a rabanada impede o pecado.
Assim como em muitas cidades de Portugal, no Nordeste brasileiro também chama-se a rabanada de fatia de parida, por dar sustância à mulher que teve filho. Hoje, este clássico ganhou variações. Anote algumas ideias e dê asas à imaginação. O importante é que este pão cheio de sabor não pode faltar no Natal.

Rabanada com calda de vinho do porto, Tasca do Porto

Ingredientes para a calda: 500 ml de vinho do porto; 200g de açúcar; 100 ml de mel; 100 ml de água. Ingredientes para a rabanada: 4 pães franceses ou baguete amanhecidos cortados com 2 cm de espessura; 4 ovos; óleo de milho para fritar; canela em pó (a gosto) d óleo para fritar.

Modo de preparo das rabanadas: leve a água e o açúcar ao fogo em uma panela e deixe ferver, em seguida, adicione o vinho do porto e deixar ferver ate reduzir pela metade.

Deixe esfriar e acrescente o mel. Reserve um pouco da calda, o suficiente para molhar as rabanadas. Em seguida, passe as rabanadas nos ovos batidos e leve a frigideira para fritar. Retire o excesso de óleo com um papel toalha. Polvilhe as rabanadas com canela e em seguida acrescentar a calda por cima.

 Rendimento: 4 porções

Rabananda com praliné, A Bela Cintra

Ingredientes: 4 fatias de pão adormecido (francês ou italiano) com 3 cm de espessura; 4 ovos; 2 taças de vinho do Porto; açúcar; canela; óleo para fritura. Praliné: 250ml de água; 125g de açúcar; 30g de castanhas; 30g de nozes e 30g de pinholes.

Preparo: em um prato fundo colocar as fatias de pão com o moscatel, virando-as dos dois lados para que absorvam o vinho. Numa tigela, colocar os ovos e bater com um garfo. Mergulhar as fatias molhadas no vinho e fritá-las até dourar. Reservar até esfriar um pouco.Polvilhe açúcar e canela.

Praliné: em uma panela coloque o açúcar e a água. Aqueça até ferver e formar o caramelo. Adicione as castanhas, nozes e pinholes picadinhos. Deixe esfriar em um recipiente e depois quebre a praliné em pedacinhos. Sirva por cima da rabanada.

Dica da chef: Podem ser usadas fritas secas e outros ingredientes, como o pistache, para fazer a praliné.
Rendimento: 4 porções
Gostou das receitas? Na quarta-feira postaremos mais duas delas: a Rabanada com baba-de-moça e a Rabanada santista.
Fonte: A tribuna

(11225)