Noticia

Aprenda oito desperdícios que a maioria dos processos possui

22Jun

Aprenda oito desperdícios que a maioria dos processos possui

Essa filosofia é originada do Lean manufacturing, traduzível como manufatura enxuta ou manufatura sem desperdício, também conhecida como TPS (Sistema Toyota de Produção) e foi desenvolvida por um executivo da empresa durante o período de reconstrução do Japão após a segunda guerra mundial.

Para podermos exemplificar com a nossa realidade vamos identificar os 8 desperdícios que podem existir em uma padaria, vamos descrever abaixo:

Superprodução: Produzir acima do que o necessário, ou seja, produzir mais pães do que a demanda, por falta de planejamento ou até mesmo por receio de faltar, nesse caso sugerimos o uso de um mapa de produção onde definimos quanto, quem, quando, onde e como devem ser feito os pães. Produzir em excesso pode gerar desperdícios.

Espera: Fazer com que a produção não esteja disponível para venda ou transporte, precisamos saber as demandas e horários em que seja necessário termos o produto pronto, a espera pode levar ao cliente desistir da compra.

Transporte: Meio no qual os pães são levados para as vitrinas, transferidos para outras padarias e até mesmo o transporte de colaboradores, esse item não agrega valor ao produto (transporte) mas é necessário, então tenha equipamentos próximos a produção, ou seja, carrinhos de inox, cestos, bags, etc., Analise na contratação dos colaboradores a região que residem, procure os que estejam mais próximos e defina escala de trabalho alinhado com a disponibilidade de transporte público.

Superprocessamento: Ter uma capacidade de processamento acima da necessária, ter fornos superdimensionados, produzir lotes em volume excessivos no tempo. Defina a necessidade de pães por hora e busque no mercado equipamentos compatíveis para a demanda.

Estoques: Estar superestocado de insumos, ou seja, capital de giro ($$$) parado. Defina qual o melhor giro do estoque, ou seja, de quanto em quanto tempo precisa ser reabastecido, 1 vez por semana, 2 vezes, para isso tenha uma ficha técnica do pão com as quantidades de cada item, multiplique pela quantidade de produção dia e considere 2 ou 3 dias de estoque de segurança.

Movimento: Deslocamento desnecessários dos colaboradores na produção ou venda dos pães, tenha todos os equipamentos próximos, tipo bancada próxima a batedeira industrial, uma prateleira com os insumos do dia ao lado da bancada, etc. Movimentos desnecessários geram desgastes do colaborador e improdutividade.

Defeitos: Pães mal feitos não são aceitos pelos clientes ou geram insatisfação, ter a receita correta e sendo respeitada pelo colaborador é fundamental, principalmente quando da rotatividade de funcionário, seu negócio precisa ter um padrão e isso deve ser garantido pela receita e ficha técnica.

Talento: Sem dúvida este desperdício é o maior desafio, ter um colaborador alinhado com a filosofia do seu negócio, comprometido e ter o “sentimento de dono” precisa ser trabalhado diariamente. Colaboradores insatisfeitos ou mal treinados geram insatisfação, improdutividade e colocam em risco a qualidade do produto. 

Seu negócio pode não ter os 8 itens relatados, mas com certeza tem um ou mais desperdícios, a melhoria é contínua, mesmo que entenda que esses 8 processos no seu negócio estão funcionando plenamente posso assegurar que sempre é possível melhorar.

Espero que tenha contribuído com essa rápida visão e sugiro lerem a respeito de 3 ferramentas que podem ajudar na gestão de todos esses processos. PDCA (Planejar, Executar, Checar e Agir), 5S (Senso de utilização, Senso de organização, Senso de limpeza, Senso de saúde e Senso de autodisciplina) e DDS (Diálogo da Segurança).

Fonte: Massa Madre

(5313)