Aumenta procura por produtos e ceias de Natal em padarias

21Dez

Aumenta procura por produtos e ceias de Natal em padarias

As padarias de todo o país têm apostado nas festividades de fim de ano, para aumentar seus rendimentos. Com menos de 10 dias para o Natal, a procura por produtos e encomendas da ceia já aumentaram cerca de 10%. Mas, como sempre tem aqueles que deixam as compras para a última hora, a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) acredita que a procura por produtos natalinos, produzidos pelas padarias, cresça ainda mais nos próximos dias.

De acordo com Paulo Menegueli, presidente da Abip, as encomendas de produtos da ceia ou ceias completas já começaram, com pedidos mais reduzidos e específicos, do que no último ano. “Devido a pandemia do novo coronavírus, as porções encomendadas estão menores. Mas, o volume de pedidos aumentou. Muitas famílias devem fazer reuniões mais íntimas e, por isso, estão optando pela facilidade e pedidos de meia porção”.

O presidente também afirmou que o consumo por produtos gerais da padaria cresceu com as restrições de circulação durante a pandemia e tem aumentado ainda mais em dezembro. “Os produtos de revenda estão apresentando crescimento desde o início do ano, com pico em maio (26,59%) e mantendo números próximos até novembro. Neste mês de dezembro, com o aumento das vendas, o consumo deve alcançar os 30% das vendas deste segmento, em comparação ao mesmo período de 2019”.

Delivery e encomendas para os avós

As padarias e confeitarias estão aderindo, cada vez mais, ao sistema de delivery, para atrair os clientes. Aceitar pedidos pela rede social também é uma das estratégias para se aproximar do cliente.

“Muitos consumidores já estão realizando suas encomendas e programando a entrega de ceias e produtos especiais da padaria, como carnes, embutidos, patês, pães artesanais, frutas, doces, bolos e bebidas na casa dos pais ou avós, que estão em isolamento. A estimativa é de que mais de 20 mil padarias em todo o Brasil façam entregas de produtos neste fim de ano. O setor de panificação está atento às necessidades do consumidor, e tem se reinventado e agregado novos serviços”, acrescentou o presidente.

Menegueli também ressaltou que a Abip tem orientado seus associados e colaboradores, sobre a importância de redobrar os cuidados com os protocolos de saúde e higiene, em datas de maior demanda e circulação de pessoas. “O setor está atento às necessidades dos consumidores e tem reforçado as orientações sobre os protocolos de saúde e higiene. Pedimos também a colaboração da população para que use máscara e mantenha o distanciamento social, principalmente, em ambientes fechados”, finalizou.

Fonte: ABIP