Aumento do preço do trigo ameaça valor do pão

11Ago

Aumento do preço do trigo ameaça valor do pão

Na primeira semana de agosto, o mercado brasileiro sentiu o reflexo do aumento do preço do trigo. Alguns moinhos começaram a pagar mais caro pelo cereal, o que resultou no aumento do preço da farinha que abastece indústrias, supermercados e padarias. De acordo com o presidente do Sindicato da Panificação de Juiz de Fora (Sindipan), Heveraldo Lima de Castro, o valor da saca de 25kg sofreu reajuste de R$6, passando de R$25 para R$31, mas isso ainda não impactou no preço final do pão. “O aumento do valor foi abrupto, mas o produto final ainda não sofreu as consequências. O preço do pãozinho continua o mesmo”. No próximo dia 16 de agosto acontece uma reunião no Sindicato da Panificação, para que os associados possam discutir o aumento e seus reflexos, sem prejudicar o setor local nem o consumidor final. O Brasil consome cerca de 10 milhões de toneladas de trigo por ano e importa metade deste número de outros países produtores. A seca no país, que é um dos maiores produtores mundiais de trigo, afetou o Brasil, que sofre com as fortes elevações dos preços internacionais.