Noticia

Como funciona o autoatendimento na gastronomia

10Set

Como funciona o autoatendimento na gastronomia

A tecnologia está presente em diversos tipos de empreendimentos. Ela ajuda a empresa a se adequar a Indústria 4.0 e as diretrizes necessárias que garantirão a continuidade do negócio no futuro. Uma das principais tendências resultante dos avanços tecnológicos é o autoatendimento na gastronomia, um modelo que já se fixou no mercado.

Todos já sabem o quanto a internet e os dispositivos móveis auxiliam a vida das pessoas no andamento de tarefas pessoais ou profissionais. A forte presença da conectividade na rotina deles fez crescer as compras online e modificou o modo de buscar e analisar um determinado investimento, até mesmo, nos momentos de realizar uma das refeições do dia.

Nos tópicos abaixo você terá a oportunidade de conferir mais sobre essa estratégia comercial que trará muitas vantagens ao seu estabelecimento no ramo alimentício. Portanto, continue conosco e tenha uma boa leitura!

Como funciona o autoatendimento na gastronomia
Um empresário tem variados objetivos com um determinado estabelecimento. Aumentar o ticket médio da loja, fortalecer a presença digital e melhorar o fluxo de caixa são alguns dos exemplos. No entanto, até conquistar tais finalidades, muitas tomadas de decisões deverão ser feitas, todas elas pensadas de uma maneira totalmente estratégica.

O ramo alimentício é muito diversificado e sempre procura oferecer as melhores soluções para aprimorar a experiência do cliente com a marca. Padarias, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos deste segmento procuram constantemente táticas de atrair consumidores e fidelizá-los conforme o andamento do relacionamento formado com eles.

Como foi dito inicialmente, o autoatendimento na gastronomia é uma novidade que já conquistou vários indivíduos. Por meio de tablets e totens, o público terá acesso a um cardápio no qual estarão disponíveis as fotos, os preços e demais informações relevantes relacionadas aos itens à disposição de uma compra.

Esse modelo de negócios já é bastante presente no exterior e tem trazido vantagens surpreendentes as empresas que querem se adequar a realidade atual, em que mais pessoas aderem a um estilo de vida tecnológico e que possibilita mais agilidade na hora de suprir determinados desejos e demandas.

Quais são as vantagens desse modelo de serviço
O autoatendimento na gastronomia permite a total autonomia do cliente. Na rotina de um estabelecimento alimentício há sempre casos de clientes indecisos ou que dispõem de poucos minutos para fazer uma determinada refeição. Esse modelo de serviço respeita o tempo do consumidor e faz com que ele se sinta à vontade no lugar.

O cardápio digital traz benefícios surpreendentes. Além das imagens dos produtos estimularem o consumo, o usuário poderá personalizar o pedido conforme o gosto dele, podendo, por exemplo, adicionar ou retirar guarnições de refeições específicas. Essa medida conquista o cidadão e ainda faz com que ele tenha uma ótima degustação do item desejado.

Essa medida conquista o cliente e ainda faz com que ele tenha uma ótima experiência, tudo com menos necessidade de garçons, que serão necessários apenas para dúvidas pontuais e, claro, para servir os pedidos.

Ele também possibilita a atualização dos pratos e o melhor controle das mercadorias no estoque, afinal, é a automação que promove a produtividade e a inovação dos seus processos. Não será mais necessário se preocupar com o preenchimento de comandas e a reimpressão de cardápios após os reajustes de preços e acréscimos de novos pratos.

Não podemos esquecer de mencionar que essa estratégia construirá o grande diferencial competitivo da sua marca. Hoje em dia a concorrência tem se apresentado diretamente e indiretamente, em que empresas de diversos tamanhos competem entre si em busca de retenção e atração. Logo, saber inovar e facilitar a vida das pessoas é um ótimo caminho rumo a fidelização.

Como aplicar o autoatendimento em seu estabelecimento
Apesar de o autoatendimento na gastronomia ser bastante atrativo e facilitar muito o seu processo de pedidos na loja, ele precisa ser bem analisado antes do empresário tomar qualquer atitude. Ter um planejamento estratégico nesse momento é imprescindível e fará com que a empresa evite certos erros ou se desvirtua do objetivo principal.

É importante conhecer o seu público-alvo para que a otimização de resultados seja feita corretamente. Além disso, é necessário que o estabelecimento confira se está apto a essa mudança. Afinal, ela envolverá a disponibilidade de uma infraestrutura correta, um treinamento de equipe e uma readequação de negócios totalmente ligada à digitalização.

Após esses preparativos, o responsável poderá aplicar alguns recursos que iniciarão o procedimento de instalação dessa mudança no estilo de serviço. Veja exemplos nos subtópicos abaixo.

Cardápio digital
Esse é um investimento no autoatendimento nos estabelecimentos, feito com o pensamento a longo prazo. Existem vários aplicativos que oferecem essa tecnologia e facilitam a rapidez no atendimento.

Por ele ter um grande apelo visual, é importante priorizar pela qualidade e a praticidade, com uma boa captação de imagens e um design que facilite a navegação e o carregamento dos elementos da tela.

Além disso, ele oferece um bom lucro e um grande controle financeiro, por conta do registro eletrônico de todos os pedidos, e, consequentemente um bom retorno para o seu negócio.

Totem
Os totens digitais são estruturas localizadas em lugares estratégicos de um estabelecimento que permitem o autoatendimento na gastronomia e também em supermercados. O cliente tem a possibilidade de fazer o pedido conforme a preferência dele e pagar com um cartão de crédito ou débito.

Após esse processo é só retirar o pedido quando for chamado pelo número gerado ao final da solicitação de compra. Tal mecanismo touchscreen reduz as filas e traz um grande engajamento para imagem da sua marca.

É importante pontuar que os pedidos feitos por meio dos totens ou cardápios digitais chegam mais rápido na cozinha. Portanto, é necessário que ela esteja organizada estrategicamente, com um bom planejamento de produção, no intuito dos pedidos não se acumularem, para não gerar atrasos, e, consequentemente, não oferecer uma má experiência ao cliente.

Grab and go
O Grab and go é uma forma simples e estratégica de possibilitar o autoatendimento na gastronomia. Ela é vista como uma espécie de loja de conveniência, porém, em vez de disponibilizar produtos industrializados, podem ser vendidos pratos completos congelados, para que o cliente armazene e finalize em casa ou até solicite a preparação no próprio local.

Há também os casos de clientes que desejam ter uma alimentação saudável fora do lar, mas que não têm tempo de aguardar o pedido no restaurante ou que querem a facilidade de poder estocar refeições para a semana em casa sem ter que prepará-las e montá-las em marmitas semanalmente.

Com tal medida o estabelecimento poderá aumentar o ticket médio da loja, produzir sob demanda e ofertar pratos de boa qualidade.

O ultracongelador agrega qualidade e produtividade nesta solução, visto que ele pode congelar ou resfriar de forma brusca, o que mantém às características originais desses produtos e garante a segurança de alimentos.

Integração de atendimentos
Integrar os atendimentos com seu sistema de gestão é uma atitude muito sábia, pois ele gera muitos dados relacionados a sua clientela. A análise dessas informações fará com que você melhore ainda mais o autoatendimento na gastronomia.

Por exemplo, verá quais são os itens que apresentam diversas solicitações diárias. Esse conhecimento permitirá um bom controle de estoque e impedirá que ele falte no seu cardápio. Caso contrário, essa ausência pode gerar uma frustração no consumidor e, consequentemente, a busca por uma concorrente. Portanto, fique atento a esses detalhes!

Fonte: Blog Prática

(8382)