Noticia

Como melhorar a experiência gastronômica em sua padaria

24Jan

Como melhorar a experiência gastronômica em sua padaria

Para garantir o sucesso de um negócio no ramo alimentício, é necessário estar sempre atento às formas de atrair e fidelizar clientes. Investir em toda experiência gastronômica na padaria é uma maneira eficaz de atender às novas demandas do público, oferecendo produtos memoráveis e aumentando o lucro.

Encantar o paladar da clientela é possível para padarias pequenas, médias e grandes. Para isso, é necessário investir na qualidade e variedade dos produtos oferecidos, além de garantir um ótimo atendimento.

Para que você possa oferecer a melhor experiência gastronômica no seu estabelecimento, contamos neste post tudo que você precisa saber e quais são os equipamentos ideias para oferecer ambiente e sabores que vão atrair e encantar muitos clientes. Continue a leitura e confira!

Afinal, o que são experiências gastronômicas?
Os clientes não recorrem mais às padarias apenas para comprar pão diariamente, mas também para fazer lanches rápidos e experimentar novos sabores. Além do mais, esses estabelecimentos também se tornaram espaços onde famílias e grupos de amigos se reúnem para passar momentos agradáveis juntos.

Experiência gastronômica é como chamamos a oportunidade prazerosa de reservar um momento para nos sentar à mesa e saborear receitas preparadas com bons ingredientes e técnicas corretas. Nesses momentos, não é importante apenas nutrir o corpo, e sim que a refeição agrade ao paladar e crie memórias positivas.

Essa nova demanda por ambientes agradáveis e produtos criativos é uma tendência do mercado e abre novas possibilidades de negócio para as padarias. Para ser bem-sucedido na criação de uma experiência gastronômica na padaria, o mais importante é investir na qualidade do produto, que começa com a escolha de bons equipamentos e estratégias de atendimento. 

Como criar experiências memoráveis para o cliente da padaria?
Para garantir a melhor experiência ao cliente, é necessário investir não somente no sabor do alimento, mas em tudo que envolve a refeição. 

Garanta ambiente e produtos agradáveis ao olhar
É verdadeiro o ditado que diz que comemos primeiro com os olhos: a experiência visual tem impacto na impressão que temos da refeição. Para atrair mais clientes e despertar o apetite, exiba seus produtos de forma organizada dentro da padaria, em vitrines e renovados sempre!

Produtos de confeitaria bem decorados chamam atenção e podem ser um incentivo para que seus clientes divulguem o estabelecimento, postando fotos dos produtos nas redes sociais. Para valorizar os assados, invista em fornos vitrine, que permitem que o produto seja preparado no saguão de atendimento aos clientes — assim, eles saberão que o pão é fresco e preparado da melhor forma possível.

Estimule o apetite pelo olfato
Passar em frente a uma padaria e sentir o cheiro de pão fresco é um convite para que o público que está de passagem pela região entre e experimente o produto. Além disso, o cheiro desperta a memória afetiva, que contribui para uma experiência agradável no seu estabelecimento.

Invista no ambiente
Tato e audição também são elementos que os clientes levam em conta quando avaliam a experiência gastronômica na padaria. Um ambiente muito quente, por exemplo, faz com que o público não queira ficar muito tempo sentado à mesa e, dessa forma, consuma menos. Por isso um forno com bom isolamento térmico, que evita a transferência de calor para o ambiente ao redor, é essencial para garantir um clima agradável.

Assim como a decoração e a boa exposição dos produtos torna a experiência visual mais atraente, também devemos prestar atenção à experiência sonora. Ambientes silenciosos, que permitam que os clientes conversem com os convidados, é fundamental. A depender do tipo de público que você atende, pode ser interessante investir em música ambiente.

Ofereça sabor excepcional
Agradar o paladar do cliente deve ser o ponto mais fundamental na criação de uma ótima experiência gastronômica na padaria. Para isso, ofereça produtos frescos e preparados com técnicas corretas.

Tenha atenção tanto à qualidade dos produtos mais básicos até a dos mais inventivos e complexos. Desde o clássico pão francês perfeitamente assado até a confeitaria fina, todos os itens merecem o mesmo cuidado e têm igual potencial para resultar em uma ótima experiência gastronômica.

Disponibilize produtos variados
Garantir uma experiência gastronômica prazerosa do cliente no seu estabelecimento perpassa por oferecer a oportunidade de experimentar novos sabores. Aposte em produtos diferenciados, como pães artesanais, recheados e com fermentação natural, e garanta que seu cliente será fidelizado e sempre voltará à padaria para conhecer os produtos novos.

Assegure um ótimo atendimento
Para garantir que o público possa aproveitar ao máximo todos os produtos e ambientes que você preparou com tanto cuidado, é fundamental que ele seja bem atendido durante toda a visita à padaria. Invista no treinamento dos atendentes e otimize a gestão da produção. Dessa forma, os colaboradores passarão menos tempo executando tarefas operacionais e investirão mais energia na criação de novas receitas ou atendendo o consumidor.

Atenda à demanda dos clientes
Seus clientes gostariam de um cardápio com opções com baixas em calorias ou vegetarianos ou sem açúcar? Esteja sempre atento às novas possibilidades de negócio. Ofereça variedade para atrair novos nichos de clientes e encantar os consumidores recorrentes.

Invista em equipamentos
Assegurar a qualidade do produto e um atendimento que encante todos os sentidos do consumidor final começa com as ferramentas que os clientes não veem. Para garantir uma ótima experiência gastronômica na padaria com alimentos saborosos, padronizados e com a textura correta é fundamental investir em equipamentos profissionais.

Amassadeira espiral
As amassadeiras espirais são um equipamento necessário para garantir a melhor textura da massa. As espirais permitem a melhor hidratação da farinha, aumentando o teor de água, que aumentam a rentabilidade e lucratividade. Os pães salgados e doces ficam muito mais macios e saborosos!

Batedeira profissional
Batedeiras semi-profissionais ou domésticas não comportam o volume de produção de pães e produtos de confeitaria de uma padaria profissional. Com o equipamento profissional adequado, que comporta maior volume de massa por receita, os profissionais da sua empresa podem gastar menos tempo com atividades repetitivas e produzir mais.

Divisora
Clientes fidelizados sempre voltam para experimentar os produtos favoritos. Nessas ocasiões, eles esperam encontrar os alimentos sempre com a mesma qualidade que os encantou desde a primeira experiência. Imagine que um cliente compre todos os dias a mesma quantidade de pães na sua padaria. Se o pão varia muito de tamanho e cada unidade tem um peso diferente, o consumidor pode ter uma experiência negativa por pagar um preço diferente a cada dia.

Para garantir a uniformidade de tamanho dos pães, pode-se investir em uma divisora para substituir a pesagem manual das unidades do produto. Há divisoras de diversos tipos e que valem o investimento pois permitem um controle adequado da conversão de farinha em número de unidades de pães.

Câmara de fermentação
Deixar o pão francês fermentando durante a noite em um armário seco pode tornar o produto final opaco, oco e propenso a esfarelar durante o consumo. As câmaras de fermentação controlam a temperatura e a umidade durante esse período antes do assamento, garantindo que o produto mantenha a umidade necessária para ficar macio por dentro e crocante por fora.

Ultracongelador
O ultracongelador é essencial para todos os empreendimentos que queiram oferecer produtos frescos e com variedade. Com esse equipamento, é possível trabalhar por antecipação diversos tipos diferentes de produto — como pães, tortas, doces finos e bolos — e assá-los conforme surgir a demanda.

Deixando um estoque de bolos e massas de pizza pré-assados, por exemplo, você pode personalizar os recheios e sabores conforme o gosto de cada cliente e ainda entregar o produto em poucos minutos. Além disso, armazenar os produtos ultracongelados garante que eles mantenham a estrutura molecular de cada receita, evitando que percam a textura, a cor e o sabor desejados.

Agora que você já sabe como aumentar a satisfação do cliente  garantindo qualidade no produto e atendimento, que tal começar a aplicar esse conhecimento para criar uma ótima experiência gastronômica na padaria, fidelizando seus clientes e aumentando o lucro?

Fonte: Prática

(1819)