Noticia

Como oferecer um bom atendimento no delivery de padarias

13Ago

Como oferecer um bom atendimento no delivery de padarias

O atendimento no delivery tem recebido uma enorme atenção dos empresários de setores alimentícios. Com o intuito de se adequar ao cenário atual e trazer mais comodidade às pessoas, esse serviço conquistou aos poucos públicos de variadas faixas etárias. Portanto, quanto melhor for a desenvoltura dele, maiores serão as chances de aumentar o número de clientes.

A tecnologia gerou novas ferramentas que auxiliam na aplicação do delivery e que, simultaneamente, também fornecem dados importantes sobre os clientes que utilizam essa alternativa. Por isso, talvez seja a hora de trocar o papel e a caneta pelo celular e o computador.

Neste artigo você terá a oportunidade de conferir de quais maneiras é possível gerenciar essa atividade na sua padaria, orientar o seu time para a otimização dos atendimentos e oferecer um diferencial estratégico a ponto de obter um destaque no mercado. Por isso, continue conosco até o final e tenha uma boa leitura!

O cuidado no atendimento do delivery de padaria
Toda padaria conta com certas táticas que buscam despertar o interesse do cliente pelos produtos que ela dispõe. Com o crescimento do atendimento no delivery muitos procuram estabelecer atrativos para impressionar e encantar a clientela.

O marketing sensorial, por exemplo, é muito aplicado na tentativa de trazer uma experiência agradável ao consumidor, ao faze-lo sentir o aroma do produto e dar estímulos visuais com embalagens bonitas. Essas ações facilitam a memorização da sua marca.

É importante destacar que os bons atendimentos são indispensáveis pela fidelização do cliente no delivery, visto que será o único contato com a sua padaria naquele momento. Por isso, é interessante alinhar e treinar a equipe para que essa realize atendimentos eficientes e cordiais tanto no momento de registrar a compra quanto no momento da entrega do produto.

Tudo isso deve se alinhar com o cenário atual, no qual uma grande parte dos indivíduos fazem pedidos por aplicativos ou outros canais de comunicação.

Essa realidade fez com que o delivery de padaria fosse visto como um diferencial ainda pouco explorado no mercado, porque muitos dos seus concorrentes ainda não prestam esse serviço e isso representa uma oportunidade para se diferenciar deles.

As boas estratégias em atendimento no delivery
Com a ajuda deste serviço, sua empresa poderá melhorar o relacionamento com sua lista de contatos e maximizar o papel de facilitadora na vida deles. Afinal, o consumidor atual é exigente e já está acostumado com os benefícios que um smartphone traz na compra mais acessível de produtos do interesse dele.

Com foco no aprimoramento no delivery de padaria, veja abaixo algumas táticas que poderão facilitar a sua gestão.

Priorize o atendimento cordial e eficiente
Um bom atendimento no delivery deve contar a cordialidade e a agilidade no andamento dos pedidos. Esses aspectos conquistam a clientela e são ótimas para o processo de fidelização.

Portanto, procure dar respostas rápidas nos canais de comunicação com informações voltadas ao tempo médio de entregas e os itens disponíveis na sua cartela de produtos.

Faça o cadastro de clientes
Lembra que falamos do grande apoio da tecnologia? Então, é interessante que o empresário pense a longo prazo e promova a automação na padaria, porque ela aperfeiçoará a administração dos contatos cadastrados e facilitará atividades corriqueiras necessárias no andamento do seu negócio.

Na hora do atendimento ao delivery, certos dados dos clientes deverão ser passados a fim de que as entregas ocorram corretamente. Ter acesso a essas informações facilita na criação de soluções que busquem melhorar a experiência do cliente com os serviços da padaria e, também, ajuda a analisar e prever a demanda.

É possível mapear, por exemplo, em quais horários são recebidos mais pedidos, em quais endereços, quais são os produtos mais solicitados etc.

Contudo, é necessário ter conhecimento da LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais —e contar com o auxílio de ações de marketing de permissão, que basicamente é solicitar ao cliente a permissão para que seus dados sejam utilizados de forma não-invasiva.

Após essa conquista, a equipe poderá melhorar a logística de entregas, segundo a localização de cada pedido, e até mesmo entregar diariamente ao cliente os itens da preferência dele, o que consta no histórico. Isso ajuda no processo de vendas recorrentes e promove uma melhoria no seu fluxo de caixa.

Use embalagens adequadas
Além de prestar um bom atendimento no delivery, a padaria deve pensar bem também na hora de escolher as embalagens usadas nas entregas. As ações de marketing, quando personalizadas e bem utilizadas para manter as características do produto até ele chegar ao destino, nos permitem entregar valor aos clientes e destacar a marca em meio à grande concorrência do setor.

Portanto, faça uma escolha sábia, onde os itens não sofrerão alterações no aspecto ou no sabor e, também, personalize-as de acordo com as cores e os elementos visuais da sua marca.

Mensure o nível de satisfação pós-venda
É muito importante que o empresário saiba da importância da cultura do feedback. Dentro das equipes ela poderá ajudar o time a se qualificar e ser mais produtivo — com o público externo é possível melhorar o atendimento no delivery e também o presencial.

Por isso, conte com pesquisas de satisfação que podem ajudar em tomadas de decisões consistentes. Você pode colher esses dados de maneira online, com métricas que contam com a ajuda da Escala de Likert, uma medida de classificação onde o usuário classificará o grau de concordância com uma pergunta voltada ao seu serviço.

Entre as opções de resposta estão: discordo totalmente, discordo, neutro, concordo e concordo totalmente. Normalmente elas são direcionadas via email no intuito do cliente ficar mais à vontade em responder tal questionamento e podem ser encontradas em softwares ou programas voltadas a realização de pesquisas.

Saiba focar nas melhorias
Outra vantagem da cultura do feedback é a busca por melhorias. É interessante priorizar aquelas que apresentam uma alta demanda e dar foco para que sejam resolvidas da melhor maneira possível. Isso facilita o seu relacionamento com os colaboradores da padaria e, consequentemente, melhora a performance do atendimento no delivery.

Implemente soluções de melhoria na produção
Um exemplo de solução é o ultracongelamento. Ele consiste em congelar ou resfriar produtos crus, pré-prontos ou prontos e estocar. Quando é utilizado um ultracongelador, as vantagens desse processo para a economia, qualidade e versatilidade são incríveis. Ultracongelado, o produto ganha uma validade de meses e pode ser finalizado por demanda, o que permite que você tenha sempre em mãos o que o cliente pedir e abre espaço para um mix de produtos mais variado. Além disso, o sabor, o aroma e a textura originais do produto são mantidos após a finalização, igual a um produto feito na hora, diferente do que ocorre em métodos convencionais.

Blog Prática

(17967)