Noticia

Como reduzir o desperdício de alimentos em sua padaria

23Abr

Como reduzir o desperdício de alimentos em sua padaria

O desperdício deve ser uma preocupação constante em padarias, lanchonetes e afins. Do ponto de vista gerencial, esse problema gera prejuízos ao negócio e afeta sua margem de lucro. Mas o fator mais importante que deve ser considerado é que se trata de uma questão humanitária. Afinal, aqueles produtos que estão indo para o lixo poderiam alimentar pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Outra questão relevante a ser levantada é que alguns desses alimentos, quando descartados indevidamente, podem ocasionar danos ao meio ambiente. Portanto, é fundamental tomar atitudes que evitem essas situações e contribuam para o bem da empresa e da sua comunidade.

Se você quer saber como fazer para economizar em sua padaria e ainda ajudar a sociedade e o meio ambiente, fique atento às dicas deste post!

Comece a tomar medidas antes mesmo da aquisição
O desperdício começa antes mesmo da compra, se alguns cuidados não forem tomados. Confira os principais!

Mantenha um bom controle de estoque
Ter um bom controle do estoque significa saber exatamente o que há nele e quais são as datas de validade de cada item. Essas informações são essenciais para determinar quais produtos precisam ser repostos e quais estão se acumulando por tempo demais.

Uma boa solução para aqueles produtos que não estão tendo saída é a criação de promoções. Outra alternativa é priorizar receitas que utilizem os ingredientes mais próximos do vencimento em um determinado período. Ambas ajudam a minimizar os impactos financeiros e a liberar espaço para novos alimentos no estoque.

Considere sazonalidades e oscilações do mercado
As sazonalidades são peças-chave na definição do mix de produtos da padaria em cada época do ano. Exemplos típicos são as festas juninas e o natal — dois períodos que exigem o uso de ingredientes muito específicos que não têm a mesma saída no restante do ano. Por isso, é importante equalizar a quantidade de alimentos adquiridos em relação ao espaço de tempo que serão utilizados para evitar que eles acabem estragando.

Escolha bem os alimentos antes de comprar
A qualidade dos alimentos, principalmente aqueles in natura, interfere diretamente em seu prazo de validade. Muitos empresários têm a prática de comprar em maiores quantidades para conseguir uma economia nos custos. Contudo, isso não adiantará em nada se eles acabarem sendo desperdiçados. Por isso, é fundamental saber escolher bem cada um deles para garantir que eles terão um tempo de vida útil suficiente para atender às necessidades da padaria.

Cuide dos alimentos desde a chegada até a venda
Depois de adquirir os alimentos, tomando os cuidados que citamos, é importante seguir uma série de boas práticas para aumentar sua durabilidade e usabilidade. Vamos ver algumas delas a seguir.

Armazene os alimentos adequadamente
Cada tipo de alimento requer uma forma de armazenamento diferente. Os produtos congelados e resfriados, por exemplo, precisam ser mantidos na temperatura certa para garantir o mínimo de segurança alimentar. Outros, tais como as farinhas, precisam de um local fresco e arejado, livre de umidade, para evitar a proliferação de microrganismos nocivos à saúde. Siga sempre as instruções da embalagem.

Separe apenas o que for ser utilizado no dia
Uma das causas de desperdício de alimentos mais comuns é a abertura de embalagens ou o descongelamento desnecessário. Para evitar esse problema, o ideal é dividir os produtos em porções equivalentes ao uso diário antes do armazenamento, sempre que possível. Outra prática muito valiosa é verificar se já não existe uma embalagem aberta do alimento que será utilizado na produção antes de abrir uma nova.

No estoque, organize os itens de acordo com o prazo de validade, deixando mais acessíveis aqueles que estão mais próximos do vencimento. Assim, naturalmente eles serão usados na ordem correta, evitando que sejam esquecidos nas prateleiras.

Cuide da higiene no processo de preparo dos produtos
A higienização tanto do local e equipamentos quanto das pessoas que farão o manuseio dos alimentos é crucial para manter a segurança alimentar da padaria. Os ambientes limpos e organizados evitam o surgimento de pragas e a disseminação de doenças. Dessa forma, produtos duram por mais tempo e elimina-se o risco de contaminação. Além de ser uma exigência da legislação sanitária, é uma questão de saúde pública.

Proteja os alimentos em exposição
A exposição dos produtos como bolos, tortas, salgados e pães é essencial em uma padaria. Entretanto, também é uma fonte de riscos por causa das moscas e demais insetos que podem entrar em contato com esses alimentos. Por isso, é preciso ter equipamentos próprios para esse tipo de finalidade, que mantenham os produtos visíveis ao mesmo tempo em que os protege. Aliás, os próprios clientes podem pôr a proteção dos alimentos em risco, então é recomendado espalhar lembretes para que evitem deixar os expositores abertos.

Utilize o ultracongelamento
Os ultracongeladores são equipamentos que operam a -35°C resfriando ou congelando os alimentos rapidamente, o que permite manterem sua estrutura e propriedades e possam ser armazenados e utilizados posteriormente, conforme demanda. Ou seja, perda zero e maior controle da produção.

O investimento nesses equipamentos se paga rapidamente já que o processo é muito versátil e permite atuar com toda a linha de produtos em diversos estágios além de ser um grande diferencial de qualidade e segurança alimentar.

Reveja o que está indo para o lixo
Ao final do dia de expediente de toda padaria, sempre sobram alguns produtos que foram perdendo a qualidade ao longo das horas e que, por isso, não atraem mais a clientela. A estratégia mais utilizada para os pães é montar embalagens com algumas unidades a preços bem abaixo dos produtos novos. Algumas pessoas até os preferem por serem mais econômicos. Outra opção é utilizá-los como ingredientes para outros produtos, como a farinha de rosca e o pudim de pão.

Contudo, nem sempre é possível reaproveitar tudo, e muita coisa acaba indo para o lixo. Entre esses alimentos, alguns podem ter outra destinação, como por exemplo, o óleo utilizado na fritura de salgados. Ele pode ser doado para associações que fazem o reaproveitamento na produção de sabão e de outros produtos. Já o lixo orgânico pode ser usado na compostagem por produtores de alimentos orgânicos.

Como vimos, existem várias formas de evitar o desperdício de alimentos em uma padaria. Além de evitar prejuízos financeiros, as soluções podem ajudar na preservação do meio ambiente e na geração de renda para pessoas carentes. Então, comece a fazer a sua parte agora mesmo e use essas dicas no seu estabelecimento.

(829)