Noticia

Como utilizar o Forno Lastro para agregar valor aos produtos

01Out

Como utilizar o Forno Lastro para agregar valor aos produtos

Existem diversas formas de fazer com que sua padaria tenha destaque em meio ao mercado de panificação. Hoje, falaremos de um importante diferencial de qualidade: a customização de produtos por meio do forno lastro. Com o controle independente das temperaturas da parte de cima e de baixo do forno, você poderá personalizar como bem quiser todas suas receitas e entregar ao cliente produtos de qualidade e com um perfil único da sua padaria.

O que é o forno lastro?

O forno lastro teve sua origem de forma artesanal, bem antes de outros fornos a gás ou elétricos. Ele era uma câmara fechada, na qual os produtos eram dispostos sobre uma pedra e a fonte de calor que esquentava o forno era a queima de lenha, com isso, os produtos eram assados por convecção natural. Hoje em dia, diferença desses equipamentos é o gigantesco avanço da tecnologia.

Existem os fornos de lastro elétricos mais antigos, comuns e obsoletos, que gastam mais energia, apresentam pouca eficiência no controle da temperatura e no isolamento térmico e, com isso, são muito grandes, pouco econômicos e nada eficientes.

E também há os modernos, com a tecnologia atualizada, de ponta. Esses são menores em tamanho, sem comprometer a área útil de assamento, gastam menos energia, apresentam controle total da temperatura e da customização de produtos e, por fim, isolamento térmico 100% eficaz. Isso traz mais eficiência, economia e bem-estar para a área de produção e, também, confere a excelência em qualidade para os produtos.

Como funciona um forno lastro?

De forma básica, o forno lastro esquenta e mantém o calor da câmara durante todo o processo de assamento. A diferença entre as marcas dos fornos de lastro é a eficiência e as possibilidades de se fazer isso com mais produtividade e economia.

Os fornos de lastro de alta tecnologia serão divididos em módulos, com controles de temperatura independentes, que permitirão assar diversos produtos ao mesmo tempo. Além disso, esses são confeccionados de aço inox e as pedras presentes neles são de esteatito — pedra sabão —, o que proporciona isolamento térmico de máxima eficiência ao equipamento e, logo, menos perda de calor e mais qualidade no assamento. Esse mantimento de calor faz com que os fornos mais tecnológicos sejam extremamente econômicos, já que a energia desses não está sempre ligada, sendo usada apenas no momento do aquecimento do forno.

Em cada câmara há também o controle independente da resistência superior e da resistência inferior, o que garante uma grande liberdade de configurações e confere infinitas possibilidades de customização para as mais variadas receitas dos panificadores.

Quais produtos podem ser aprimorados quando preparados no forno lastro?

O forno lastro é utilizado para assar produtos com qualidade premium. Sabor, textura, coloração, acabamento, entre outras várias características, podem ser controladas pelo assamento desse tipo de forno, para garantir a mais alta qualidade. Praticamente todo produto assado pode ser aprimorado ou customizado pelo lastro, vamos listar abaixo alguns dos principais exemplos:

Pães artesanais

Esses pães especiais ganham características de pães assados nos antigos fornos à lenha, com a casca mais espessa e pronunciada e uma coloração mais intensa.

Pães doces

No caso dos pães doces, por exemplo, a parte externa ficará mais pronunciada e brilhosa, enquanto o interior terá mais maciez.

Confeitaria básica

Os bolos, por exemplo, quando feitos no lastro, ficam mais fofos e úmidos por dentro, com uma superfície lisa, sem encascar, e ainda é possível controlar a coloração dessa, deixando-a mais ou menos intensa.

Confeitaria fina

No caso da confeitaria fina, o calor lento do forno irá evitar o encascamento de produtos como brownie, alfajor e bem-casado, deixando esses doces com a coloração e a parte externa no ponto certo e a parte interna, do meio, bem fofa.

Quais as vantagens de vender produtos preparados no forno lastro?

Customização do produto

A principal vantagem é o alto nível de customização do produto. No lastro, por ser possível controlar duas fontes de calor de forma independente, você consegue fazer os produtos com o aspecto que desejar, para poder alinhá-lo ao gosto de qualquer cliente.

Produção de pães artesanais

A segunda vantagem é sobre os pães artesanais, produtos recorrentemente procurados, que ganham esse nome exatamente por terem as características de algo artesanal, especial, objetivo que só pode ser alcançado com louvor com os fornos de lastro. A casca mais grossa, pronunciada e intensa e a lateral mais macia são o que o cliente deseja ver ao comprar esse tipo de pão.

Confeitaria fina

Outro ponto positivo também é conseguir trabalhar com diferentes tipos de confeitaria. As padarias atualmente trabalham apenas com confeitaria básica, com bolos simples, brigadeiros, sonhos, entre outros. Com o lastro, você tem a capacidade para a produção de confeitaria fina de alta qualidade, que agregará valor e versatilidade ao seu mix de produtos e atrairá o consumidor por meio dessa disposição de diferentes tipos de doce.

Destaque no mercado

Por fim, investindo em um forno lastro, sua padaria terá um padrão de qualidade bem elevado, a frente dos concorrentes, que terão que investir também em um lastro para tentar alcançar o seu patamar.

Todas essas vantagens se destacarão ainda mais se o forno escolhido for de uma ótima fornecedora, que agregue tecnologia para aprimorar esse tipo de forno. O lastro da Prática pode ser adquirido em módulos individuais, separadamente e possui isolamento térmico eficiente, proporcionado pelo revestimento em aço inox e pela pedra sabão, que acumula e mantém o calor com eficiência. Ele ainda conta com o sistema Ecopower, para economia energética, que liga o aquecimento do forno até a câmara ficar quente e depois desliga, deixando para o isolamento térmico o serviço de manter esse calor.

Fonte: Blog Prática

(10097)