Noticia

Conheça as vantagens de implementar a centralização de produção na padaria

03Set

Conheça as vantagens de implementar a centralização de produção na padaria

As padarias convencionais normalmente trabalham sob demanda, produzindo pequenas quantidades de produtos diariamente, de acordo com o que percebem de saída. Usando o pão francês como exemplo, percebemos que diariamente o padeiro precisa iniciar a preparação desses ainda de madrugada, para poder fornecê-los ao amanhecer, e, ainda de manhã, produzir novamente, para que tenha pães quentinhos para o café da tarde dos clientes.

O principal problema gerado por esse método tradicional é que, com um mix de produtos extenso, o estabelecimento acaba produzindo demais ou de menos, sobram ou faltam produtos e isso reflete ou no desperdício de insumos ou na insatisfação do consumidor.

A Centralização de Produção vem para sanar esse e outros problemas. Nela, determinados produtos que dão mais trabalho ou que são líder de vendas são produzidos antecipadamente e em grande escala, armazenados ultracongelados e aí sim apenas finalizados sob demanda. Isso trará diversas vantagens que farão com que seus produtos estejam sempre disponíveis, frescos e com qualidade, confira.

 

QUAIS SÃO AS VANTAGENS?

Validade prolongada dos produtos

O processo de congelamento correto pode garantir até meses de validade, a depender do produto escolhido. Com essa validade prolongada, é possível oferecer um portfólio mais completo e diversificado, com produtos simples e complexos. Assim, você não perde nenhuma venda, por ter produtos sempre disponíveis, e evita o desperdício caso não haja procura desses, pois não dependerá da demanda diária e sim da mensal.


Fornecimento contínuo

Com a produção antecipada e o processo correto de congelamento, seus produtos ficarão armazenados à frio, em grande quantidade, apenas aguardando o momento de serem finalizados e vendidos. Ou seja, em vez de ter o pão francês fresco apenas no começo da manhã e no final da tarde, você terá pães quentinhos saindo sempre que necessário.


Equipe melhor aproveitada

Com um extenso mix de produtos, a equipe não pode perder tempo. Além dos produtos mais comuns, ainda é necessário que sejam feitos os outros mais complexos. Afinal, a padaria não vive apenas de pães franceses. Com parte da produção feita antecipadamente, sobra tempo para que os colaboradores façam os outros produtos com menos pressão e mais eficiência.


Facilidade no oferecimento de produtos complexos

Existem também receitas que são de alta complexidade, como é o caso da confeitaria fina e dos croissants, por exemplo. Por serem mais trabalhosas de se fazer, a melhor opção é que sejam produzidas antecipadamente, com a equipe toda focada apenas nelas. Isso faz com que elas ganhem em qualidade e padronização, além de facilitar o fornecimento delas por poderem ser preparadas e congeladas em larga escala.


Venda de produtos congelados

Além da possibilidade de finalizar os produtos conforme a demanda, há também a opção de vendê-los ainda congelados, ou para outros negócios, ou até para os clientes finalizarem em casa, a depender da complexidade da finalização. Isso pode se tornar até um modelo de negócio paralelo da padaria, caso haja investimento em equipe e equipamentos próprios para tal serviço.


Padronização da produção

A produção diária e em diversos horários do dia faz com que em cada processo sejam feitos produtos com características diferentes, seja por conta da diferença de disposição do próprio padeiro, seja pela mudança de clima da manhã e tarde, por exemplo.

Em contrapartida, a produção antecipada e centralizada, realizada de uma vez só e, principalmente, com a presença da automação, faz com que todos os produtos fiquem padronizados, por serem feitos nas mesmas condições.

 

COMO IMPLEMENTAR A CENTRALIZAÇÃO DE PRODUÇÃO? Leia aqui/p>

Fonte: ABIP

(5179)