Descoberta pode ajudar tratamento de pacientes com intolerância a glúten

05Ago

Descoberta pode ajudar tratamento de pacientes com intolerância a glúten

Pesquisadores identificaram a causa molecular da doença celíaca, que faz com que as pessoas se tornem intolerantes ao glúten. A proteína está presente em pães, massa, cereais, cervejas e outros alimentos. A descoberta, divulgada essa semana pela revista ‘Science Translation Medicine’, pode ajudar no desenvolvimento de tratamentos contra a doença.

Os cientistas do Instituto de Pesquisa Médica Walter e Eliza Hall, Austrália, identificaram três fragmentos do glúten que desencadeiam a reação imunológica nos celíacos. Para chegar aos resultados, eles traçaram um ‘perfil’ das respostas imunológicas de 244 voluntários ao consumirem alimentos com glúten.

A partir do resultado obtido, os pesquisadores começaram a desenvolver uma droga injetável com pequenas doses dos fragmentos que causam a alergia. A ideia é que a exposição a doses reduzidas desses componentes faça com que o organismo dos que têm a intolerância, se acostume a eles.

No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas têm doença celíaca. Os sintomas são diarreia e vômito persistente e incapacidade de absorver nutrientes, causando deficiências no organismo. O único tratamento é não ingerir glúten.

Fonte: O Dia

(2045)