Noticia

Dicas de como aumentar as vendas de sua padaria

15Ago

Dicas de como aumentar as vendas de sua padaria

O sucesso da sua padaria está diretamente ligado às vendas do negócio. Afinal, quanto mais você vende, maiores são os lucros gerados. Porém, você sabe como aumentar as vendas?

Entenda quais são os elementos que influenciam esse setor e as melhores estratégias para garantir esse resultado?

Se não, está na hora de descobrir! Nesse artigo você vai entender quais são os principais elementos da gestão eficiente em uma padaria. Além disso, vai entender também quais são as melhores estratégias para aumentar as vendas e como analisar os seus resultados de forma objetiva.

Ficou curioso? Então, continue a leitura e descubra tudo sobre como aumentar as vendas em sua padaria agora mesmo!

Entenda o que é preciso estar atento em uma gestão de padaria

Quando se fala em aumentar as vendas, pode acontecer de você ter diversas ideias relacionadas apenas ao processo de transferência de um produto ao cliente. Porém, as vendas vão muito além disso, dependendo de uma série de estratégias que devem ser implementadas em cada um dos setores do negócio, garantindo o bom funcionamento do estabelecimento e atração de mais clientes para a loja.

Descubra agora os principais elementos da gestão de uma padaria!

1. Relacionamento com clientes

Um dos primeiros elementos que a gestão da padaria deve estar atenta é o relacionamento com os clientes. É importante que você cultive uma relação positiva com quem entra na sua loja, garantindo a fidelização do público ao negócio.

Para isso, comece entendendo quem são essas pessoas, o que elas buscam na padaria e se os seus desejos estão sendo atendidos. Além disso, é importante que você capacite os colaboradores que lidam diretamente com o público, de forma a instruí-los a estabelecer uma relação de transparências e confiança com os clientes que frequentam a loja.

Por fim, mesmo após o processo de compra, o relacionamento com o cliente deve ser mantido. Para isso, invista no pós-venda, captando feedback sobre a experiência de compra, assim como o contato dos clientes para informações futuras.

2. Satisfação de seus produtos e atendimento

Outro elemento importante a ser observado em uma padaria é a satisfação dos clientes com os seus produtos e atendimento. Afinal, além de ser um indicador importante sobre a qualidade dos resultados da padaria como um todo, ele ainda dá diretrizes e insumos para que você melhores os pontos críticos do negócio e desenvolva estratégias mais eficientes para o estabelecimento como um todo.

Para isso, utilize também a ferramenta de pós-venda. Com o final do processo de compra, aproveite para captar feedback com os clientes e tente entender o que você poderia fazer melhor na padaria.

Nesse aspecto, o NPS — Net Promoter Score — pode ser um grande aliado. Ele é um indicador numérico que mensura a satisfação dos clientes com o negócio por meio de uma única pergunta:

“De 0 a 10, o quanto você indicaria esta padaria para familiares e amigos?”

A partir desse resultado, é possível identificar se os clientes estão ou não satisfeitos com a qualidade dos produtos e do atendimento do negócio. Além disso, você pode pedir para que eles justifiquem a respostas, captando informações sobre os principais problemas da loja.

3. Marketing

Outro elemento da gestão que deve ser levado em consideração é o marketing. Ele consiste em um conjunto de estratégias utilizadas para que os seus produtos sejam desenvolvidos e promovidos entre os clientes da padaria. Dessa forma, ele abrange desde o processo de produção até a forma como você expõe os seus produtos na loja.

Nesse aspecto, uma boa forma de promover a padaria é por meio do marketing de conteúdo e marketing digital. Isso significa que você pode utilizar plataformas digitais e as redes sociais para promover a sua empresa e atrair ainda mais clientes para o negócio.

Para isso, é preciso que você comece entendendo muito bem quem são os seus clientes e quais são os principais interesses desse grupo de pessoas. A partir dessa definição, comece a criar conteúdos que atendam às necessidades e desejos dessas pessoas e que posicionem a sua padaria como referência na área na qual atua.

Dessa forma, com a divulgação desse conteúdo em ambiente virtual, você desperta a atenção dos potenciais clientes para conhecer a sua loja, adequando as suas estratégias de marketing ao consumidor.

4. Produção

Otimizar o processo produtivo é uma outra prática essencial para uma gestão de qualidade da sua padaria. Afinal, é preciso garantir que os produtos sejam feitos dentro dos padrões de qualidade estabelecidos. Além disso, não se deve permitir que faltem ou sobrem produtos na sua prateleira, ajustando a produção às vendas do negócio.

Para garantir a produção de qualidade, é importante que você comece com a delimitação dos produtos que serão vendidos e a quantidade de cada um deles. A partir disso, capacite os colaboradores para que produzam da melhor forma possível, utilizando processos de fermentação adequados e seguindo a receita estabelecida.

Também é importante que você planeje a produção com cuidado, evitando que sobrem ou faltem produtos, além de criar estratégias para aumentar a produtividade do time sem perder em qualidade. Para isso, conte com equipamentos de qualidade como grandes aliados da sua padaria. Também estruture processos e crie indicadores para mensurar o ritmo de produção do negócio.

5. Plano de negócios

Uma boa gestão deve se basear em um bom planejamento do negócio, não é mesmo. É preciso que você tenha em mãos todas as informações referentes à padaria, como público-alvo, produtos a serem criados, orçamento disponível, principais gastos, entre outros. É aí que o plano de negócios entra como um dos grandes aliados.

Portanto, mesmo que a sua padaria já esteja no mercado há alguns anos, crie um plano de negócios completo. A partir desse documento, aproveite também para desenvolver um planejamento estratégico para a sua padaria, indicando missão, visão, valores e objetivos estratégicos de curto, médio e longo prazo.

Ambos os documentos direcionarão toda a atuação da padaria, servindo de insumo para a criação de planos de ação e desenvolvimento de estratégias, inclusive de vendas. Além disso, eles também podem conter indicadores capazes de mensurar os resultados do negócio e indicar se eles estão coerentes com o que era esperado.

6. Vendas

Por fim, as vendas são um outro elemento que merece atenção da gestão de uma padaria. Diversos aspectos devem ser observados, como o fluxo de caixa diário do negócio, planejamento de vendas, percentual de lucro que cada um dos produtos gera e quais são as mercadorias mais vendidas na empresa. O volume de transações como um todo também é um importante elemento a ser mensurado e gerenciado.

Tudo isso é importante, tanto para entender a performance que o negócio apresenta hoje quanto para direcionar estratégias futuras para aumentar as vendas da padaria. Quer saber como fazer isso? Então, continue a leitura e descubra estratégias de ouro para aumentar as vendas da sua padaria agora mesmo!

Saiba como aumentar as vendas de sua padaria

Agora é a hora de entender como aumentar as vendas da sua padaria. Descubra as nossas dicas de ouro agora mesmo!

1. Entenda o que os seus clientes desejam

O primeiro passo para aumentar as vendas da sua padaria é entender muito bem o que os seus clientes querem — ou, talvez, o que deseja o segmento de clientes que você quer conquistar. Portanto, comece com uma pesquisa de mercado e entenda o que é valorizado e que tipo de produto deve ser oferecido na sua padaria.

A partir disso, crie uma estratégia de vendas e de produção focada nesses elementos, abarcando aquilo que é mais valorizado pelos seus clientes.

2. Facilite a experimentação

Muitos clientes de padaria entram, observam os produtos mas, por medo de não gostarem, acabam não levando nada. Você provavelmente já viu isso acontecer na sua loja, não é mesmo?

Para evitar esse tipo de situação e alavancar as suas vendas, é essencial que você facilite a experimentação. Portanto, escolha sempre alguns produtos que devem ficar expostos em porções individuais para que os clientes experimentem.

Lembre-se de focar naqueles produtos que são mais diferentes, difíceis de serem encontrados em outros lugares. Com isso, você encanta os clientes e aumenta a venda dessas mercadorias.

3. Crie combos para datas especiais

Dia dos pais, dia dos namorados, natal, páscoa, entre outras: todas essas datas podem ser uma ótima oportunidade de venda na sua padaria!

As datas comemorativas no Brasil têm um grande apelo alimentício. Ou seja, são momentos nos quais as famílias se reúnem ao redor da mesa e compartilham a refeição. Portanto, que tal investir nesse momento para aumentar as suas vendas?

Para isso, crie combos com produtos típicos dessas datas, oferecendo descontos para os clientes. Além disso, aproveite o momento para criar um ambiente temático na padaria, com decoração e produtos exclusivos dessa época do ano.

4. Ofereça produtos para eventos

Congressos, reuniões e outros eventos corporativos têm o costume de oferecer salgados e doces aos convidados. Portanto, esse é um nicho de mercado que abre portas para a entrada da sua padaria.

Crie uma estratégia para oferecer produtos para eventos. Lembre-se que, nesse caso, os produtos precisam ser individuais e fáceis de serem consumidos. Aproveite para criar pacotes de eventos e, com isso, conquistar os organizadores.

5. Fique atento às tendências e inove

Uma das formas de atrair clientes e aumentar as vendas da sua padaria é por meio da criação de um diferencial para o negócio. Isso significa que você precisa agregar valor aos produtos e oferecer um “algo a mais” para os clientes, conquistando-os e aumentando a probabilidade de que eles voltem a consumir na sua loja.

Para isso, é importante que você esteja sempre atento às tendências e busque investir em inovação. Portanto, crie produtos saudáveis, veganos e vegetarianos, por exemplo, que surpreendam pelo sabor e apresentação.

Além disso, invista em métodos de fermentação que agregam valor e sabor aos seus pães, atraindo a atenção dos clientes.

6. Crie promoções atrativas

Outra forma de atrair clientes e potencializar as suas vendas é por meio de promoções. Para isso, consulte novamente o perfil de cliente do negócio e entenda quais são as principais necessidades e desejos desse público.

A partir disso, crie promoções que atendam exatamente a essas expectativas. Você pode, por exemplo, realizar um sorteio com cupons que são gerados a cada R$ 20,00 em compra, por exemplo. Outra ideia é criar o “Dia D”, um dia na semana no qual determinado produto é oferecido com preço mais baixo.

7. Invista no aroma

Poucas pessoas são capazes de resistir ao cheiro de pão quente, não é mesmo? Cheiro de pizza ou pão de queijo recém-saído do fornotambém atrai a atenção de quem passa pela região, aumentando as chances de que eles entrem na sua padaria.

Portanto, que tal investir no aroma do negócio? Uma boa forma de fazer isso é programar fornadas mais frequentes. Ou seja, em vez de assar todo o pão de uma só vez, programe fornadas menores de forma que sua padaria tenha pão quente o tempo todo — e, com ele, o cheiro irresistível alcançando toda a rua.

Faça o mesmo com salgados e pizzas, por exemplo. Pode parecer simples, mas o aroma de uma padaria é um grande diferencial, sendo uma variável capaz de potencializar as suas vendas.

8. Conquiste os clientes

Uma outra estratégia importante para aumentar as suas vendas é conquistar os clientes. Conquistar não apenas pelos produtos ou preços, mas também estabelecendo uma relação de amizade, confiança e parceria com essas pessoas, o que aumenta as chances de que eles voltem e continuem frequentando a sua loja.

Portanto, vá além e busque uma identificação emocional e de valores com os consumidores. Isso pode ser feito por meio do atendimento, ambiente do negócio e, até mesmo, redes sociais. Mostre para os clientes que você tem valores semelhantes aos deles e aproveite para criar uma conexão verdadeira com os consumidores.

9. Esteja presente nas redes sociais

Por falar em redes sociais, lembre-se de que a sua padaria precisa estar presente nesses espaços se quiser aumentar as vendas e conquistar clientes. Isso porque os clientes utilizam essas plataformas para adquirir informação e buscar por produtos que desejam. Dessa forma, é importante que a padaria esteja disponível para que eles consultem os produtos oferecidos, local no qual está instalado o negócio e serviços.

Portanto, crie um perfil nas redes sociais. Lembre-se de focar naquelas que são mais utilizadas pelos seus clientes e, além disso, criar um perfil profissional para o negócio, separado do seu perfil pessoal.

Apenas criar um perfil não é suficiente para atrair clientes. Portanto, aproveite para investir em publicações, artigos e imagens que sejam relevantes para o público-alvo e chamem a atenção para que eles conheçam a sua loja.

10. Faça marketing local

Por falar em redes sociais, lembre-se de que a padaria também precisa realizar o marketing local, físico. Ou seja, é importante que você se preocupe com a fachada da loja, de forma que ela seja atrativa para os clientes e convidativa para que as pessoas que passem entrem no local.

Além disso, as suas promoções precisam ser bem divulgadas localmente. Isso significa que você deve instalar placas e cartazes de forma que as pessoas tenham consciência dos produtos oferecidos, serviços da padaria e promoções. Com isso, você atrai mais clientes para o negócio e é capaz de aumentar as suas vendas.

11. Invista em uma apresentação impecável

Os seus produtos, além de deliciosos, também precisam chamar a atenção do público. Isso significa que, para aumentar as suas vendas, você deve investir em uma apresentação impecável para os pães, doces e salgados criados na sua padaria.

Portanto, capacite a equipe para que eles finalizem todos os produtos com excelência. Além disso, os fornos e câmaras frias têm um papel central nesse aspecto, o que significa que você deve investir em equipamentos de qualidade para a sua padaria. Afinal, quando o forno assa todos os pães de maneira correta e igual, você garante tanto a qualidade quanto a boa apresentação para os clientes.

12. Cuide da exposição dos produtos

A forma como os produtos ficam expostos na loja também tem influência direta nas vendas da padaria. Isso porque produtos que ficam escondidos ou são difíceis de encontrar costumam ficar nas prateleiras, com baixos índices de vendas.

Portanto, organize a vitrine da sua padaria considerando tanto a apresentação dos produtos quanto o local no qual a vitrine ficará. Além disso, invista em placas de identificação, nas quais o nome e os ingredientes utilizados para fazer cada um dos seus produtos fique visível e de fácil entendimento pelos clientes.

Uma boa ideia é identificar também o produtos veganos, vegetarianos, sem lactose e sem glúten. Para isso, crie símbolos para cada um deles e coloque na placa aqueles que mostram em quais desses grupos cada um dos produtos se encaixa.

Fique por dentro sobre como deve ser a análise desses resultados

Diante de tantas estratégias eficientes para aumentar as vendas da sua padaria, fica o questionamento: como saber quais são as melhores para o seu negócio? Após implementar novos planos de ação, como mensurar os resultados e entender se eles realmente são eficientes?

É por isso que mensurar resultados é tão importante. Afinal, esse processo permite que você identifique as melhorias e os problemas que ainda existem na sua padaria e trace a melhor rota para garantir o sucesso do negócio.

Descubra agora como fazer isso!

1. Crie indicadores e metas

Comece criando indicadores para a sua padaria. Para isso, revise os seus objetivos e entenda quais são as métricas disponíveis para cálculo que indicam se determinado resultado está ou não sendo alcançado.

Após a determinação dos indicadores a serem utilizados, é a hora de estabelecer metas. Elas precisam ser reais e alcançáveis, porém desafiadores. Portanto, mensure o momento inicial do indicador na padaria, antes das mudanças, e defina uma meta a partir desse resultado.

2. Defina a periodicidade de mensuração

Para que a análise de resultados seja realizada de forma correta, é essencial que você defina uma periodicidade para mensurá-los. Nesse aspecto, não existe regra, sendo que o que determina é a realidade e as necessidades do seu negócio.

Você pode, por exemplo, mensurar determinados indicadores mensalmente, trimestralmente ou, até mesmo, semestralmente. Por outro lado, existem aqueles que devem ser mensurados apenas uma vez ao ano. Portanto, analise cada um dos escolhidos e escolha a periodicidade para a mensuração.

3. Analise os resultados

Com os dados em mãos, é hora de analisar os resultados e transformá-los em informações úteis para o negócio. Portanto, colete dados e analise-os utilizando a metodologia indicada para cada um dos indicadores escolhidos.

A partir disso, interprete a análise segundo a realidade da sua padaria e crie um relatório. É ele que vai direcionar a tomada de decisão sobre as melhores estratégias de vendas da sua padaria.

4. Foque em uma coisa de cada vez

É importante lembrar que não adianta mudar o negócio todo de uma vez e mensurar uma grande quantidade de indicadores. Quando isso acontece, em vez de ter acesso a informações úteis, você corre o risco de se perder em meio a tanto dados e modificações e não conseguir identificar estratégias que estão gerando resultados nem problemas da padaria.

Portanto, foque em uma coisa de cada vez — ou, talvez, duas ou três coisas. Modifique pequenos elementos no funcionamento da padaria e mensure os resultados para ir ajustando a estratégia de acordo com o que você encontrar.

5. Revise o seu planejamento

Por fim, com os relatórios e análises em mãos, é a hora de revisar a sua rota. Portanto, entenda os acertos e erros de cada uma das estratégias implementadas e descubra quais geram os resultados esperados e quais não estão funcionando.

A partir disso, ajuste o seu planejamento de forma a potencializar as vendas e o sucesso da sua padaria como um todo, repetindo o processo de análise periodicamente.

Nesse artigo você descobriu quais são os principais aspectos da gestão de uma padaria e recebeu dicas de ouro para potencializar as suas vendas. Além disso, ainda entendeu como mensurar os resultados e ajustar as suas estratégias ao longo do tempo. Portanto, o que você está esperando? Comece agora mesmo a investir no seu negócio e potencialize o sucesso da sua padaria!

Fonte: Massa Madre Blog

(399)