07Nov
Dicas para montar o mix de produtos ideal para sua padaria
A escolha acertada do mix de produtos ajuda a fidelizar os clientes e contribui para a lucratividade do negócio. Por isso, montar um portfólio de mercadorias de acordo com a demanda e interesse do consumidor requer planejamento e deve ser uma atividade integrante do plano de negócios da empresa.
Por que investir em um bom mix de produtos?
A diversificação deixou de ser uma opção em termos de estratégia e se transformou em questão de sobrevivência em uma época caracterizada pela concorrência acirrada. Ampliar a oferta de produtos é uma excelente tática para aumentar a base de clientes e conquistar diferentes nichos de mercado.
E esse artifÃcio não funciona apenas como atrativo para os clientes, mas também desempenha papel fundamental na compensação de possÃveis perdas de rentabilidade. Isso porque, muitas vezes, mercadorias com maior potencial de venda são oferecidas com descontos, e um bom mix de produtos permite que a redução na margem de lucro seja contrabalançada com ganhos em outros itens. Dessa forma, a empresa conquista o consumidor e eleva o valor do ticket médio.
Como definir o mix de produtos ideal?
Não há uma fórmula para identificar com precisão quais itens devem compor o mix de produtos de um restaurante, padaria ou outro empreendimento do ramo food service. No entanto, é preciso que o gestor adote critérios para direcionar as escolhas. Confira a seguir alguns pontos importantes.
Conheça seu negócio
Conhecer o mercado no qual a empresa atua e quais são seus concorrentes é imprescindÃvel. Para isso, analise os produtos oferecidos e as estratégias utilizadas para traçar as melhores formas de superar a concorrência. As questões abaixo podem ajudar:
- que tipo de produto é oferecido?
- qual é o ramo de atividade?
- qual é a região de atuação?
- qual é o porte da empresa?
(17379)