Exportação de pães movimenta US$ 136 milhões

20Mar

Exportação de pães movimenta US$ 136 milhões

A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) divulgou os dados referentes ao desempenho das exportações em 2018.

Juntas, as três categorias representadas pela entidade atingiram mais de 120 países ao redor do mundo com um total de 71,7 mil toneladas de produtos e movimentaram US$ 136,6 milhões, aumento de 11% em volume de vendas e 6% em faturamento em relação a 2017.

Os Estados Unidos é o principal destino das exportações brasileiras do setor. O país compra todos os tipos de produtos, mas o destaque fica por conta do panetone. Os países do Mercosul se destacam entre os maiores mercados compradores, representando 45% de todas as vendas internacionais do setor.

Nos últimos quatro anos as vendas internacionais dos produtos também se fortaleceram em mercados da América Andina, a exemplo do Chile, Peru, Bolívia e Colômbia. Nesses países, os consumidores locais e mesmo estrangeiros já conseguem identificar com facilidade no varejo as marcas brasileiras de biscoitos, waffers, macarrão, massa instantânea, bolos, panetones, cereais, pão de queijo, entre outros.

Boa parte dos desafios de expansão de mercados esbarra, atualmente, em temas de barreiras tarifárias e não tarifárias. De acordo, com a Abimapi o setor está atento e busca cada vez mais atuar sob temas de defesa de interesses, tais como: rotulagem de alimentos, proibição e/ou redução de ingredientes na composição de produtos, entre outros.

Fonte: diariodoscampos