Fabricantes de doces inovam para se aproximar do público e elevar vendas

23Dez

Fabricantes de doces inovam para se aproximar do público e elevar vendas

Após fechar o ano passado com uma queda de 6,7% da produção e de 5,2% do consumo aparente, o setor de balas, confeitos, gomas de mascar e derivados começa a dar sinais de melhora, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). Segundo a entidade, no acumulado deste ano até o mês de outubro, a produção cresceu 1,4% em comparação com o mesmo período do ano passado. Para aproveitar esse momento, marcas tradicionais como Dori e Mondelez, duas das maiores fabricantes de doces do País, resolveram inovar para se aproximar do público e ampliar suas vendas. A norte-americana Mondelez, por exemplo, voltou a investir na área de marketing e propaganda da marca de goma de mascar Bubbaloo, após passar dois anos sem grandes novidades. “Queremos nos aproximar mais do consumidor, por isso, criamos um novo site para a marca e repaginamos nosso mascote”, diz o gerente de Sugar Gums da Mondelez Brasil, José Octavio Freitas, em entrevista ao DCI. Para colocar as mudanças em prática, a marca Bubbaloo destinou 70% da sua verba de marketing de 2013 para esse projeto e já planeja novas ações. “Nosso alvo são os pré-adolescentes de 12 a 14 anos de idade. Esses consumidores buscam novidades, por isso, precisamos inovar sempre. Já temos planos para lançar novos produtos da marca Bubbaloo no próximo ano, mas ainda não podemos comentar”. Segundo o executivo, as novidades devem chegar ao mercado ainda no primeiro semestre de 2014. Hoje, as gomas de mascar da marca Bubbaloo são produzidas na unidade fabril de Bauru, cidade localizada no interior do Estado de São Paulo. Já a Dori Alimentos está investindo pesado para ampliar sua presença em todo o País. Uma das ações colocadas em prática consiste em “uma profunda revisão de portfólio”. Atualmente, a marca conta com uma linha de 260 produtos, sendo que 22% deles serão reformulados. Segundo a empresa, estes novos snacks poderão representar 5% do faturamento em vendas. E para viabilizar este projeto, a companhia decidiu apostar no licenciamento de marcas em parceria com a Warner Bros. “Os personagens vão somar muito aos produtos Dori. A geração de hoje os conhece do cinema e dos games. E, para os adultos, será como uma viagem ao passado. Estamos convictos que essa estratégia renderá muitos frutos, tanto em vendas quanto em valorização da marca”, afirma o gerente sênior de marketing da Dori, Jean Carlos Paiva, em nota. Fonte: DCI