Noticia

Higienização da padaria: importância e melhores práticas

18Ago

Higienização da padaria: importância e melhores práticas

Sem dúvidas, a produção de pães e doces pode ser considerada, muito além de uma profissão, uma arte também. No entanto, para aqueles que já têm ou pretendem embarcar nesse negócio, é fundamental saber que não basta apenas dominar bem as técnicas de confecção, saber vender e investir em um bom ponto. Também é preciso se dedicar à higienização da padaria.

Esse também é ponto-chave para um estabelecimento de sucesso e, inclusive, pode fazer toda a diferença na qualidade final de seus produtos, na experiência do cliente e, claro, evitar possíveis problemas com a fiscalização sanitária. 

Por isso mesmo, o assunto deste post será, exclusivamente, sobre dicas e algumas boas práticas de higienização de sua padaria. Vamos conferir? 

O que é necessário fazer? 
Antes de tudo, vale ressaltar que o PPRA (Programa de Prevenção Contra Riscos Ambientais) deve ser de conhecimento de toda empresa que se proponha a operar com ambientes de produção e manipulação de alimentos, visando justamente seguir processos básicos de segurança, tanto entre os colaboradores, como para o cliente final. 

Todas essas exigências do Ministério do Trabalho e Emprego preveem uma série de adaptações e práticas essenciais para a abertura e o funcionamento correto de uma panificadora ou estabelecimento semelhante. 

Como dica, a NR 12 é uma norma regulamentadora criada para definir princípios e medidas de proteção em panificadores. Muitas dessas regras tem a ver com a higienização da padaria, como os tipos de EPIs necessários, a limpeza, manutenção e uso correto de fatiadoras, fornos industriais, acessórios de cozinha, entre outros equipamentos. 

Qual a real importância da limpeza e higienização da padaria? 
Muito além de garantir produtos de qualidade e um ambiente propício para colaboradores e clientes, a higienização da padaria engloba muitos outros fatores fundamentais para o estabelecimento. Bons exemplos disso são a segurança alimentar e de seus funcionários, o cumprimento de leis e normas, a preservação de equipamentos e acessórios e, claro, a experiência positiva do consumidor. 

Portanto, a higienização da padaria não deve ser vista meramente como uma necessidade rotineira do seu negócio, mas também um objetivo estratégico, que permitirá aumentar a sua produtividade, proporcionar um ambiente mais agradável a todos, evitar multas e dores de cabeça com a fiscalização, mas principalmente, ter impactos diretos nas vendas por meio da fidelização e reconhecimento de seus clientes. 

E quais as melhores práticas e métodos de higienização da padaria? Acesse aquie conheça!

Fonte: Massa Madre Blog

(5184)