Inovação faz panificação juiz-forana não sofrer com efeitos da crise econômica em 2015

14Dez

Com poucas semanas para o fim do ano, o presidente do Sindicato das Indústrias da Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora (Sindipan/JF), Heveraldo Lima de Castro, não lamenta o período que vem chegando ao final. Segundo ele, o setor da panificação teve um 2015 complicado, com reflexos de controvérsias na política e na situação econômica, mas que foi produtivo para a área, que não parou. "Não vou falar que foi um ano de mil maravilhas, mas também não foi de desastre. Foi uma temporada equilibrada, na qual nós procuramos diversificar, desenvolver novas matérias primas e produzir outras mercadorias para oferecer ao nosso cliente, ou seja, novos tipos de pães e bolos, além de incentivar um café da manhã mais variado", explica Heveraldo. As perspectivas para 2016 não são tão positivas, mas a esperança do Sindicato é que os panificadores consigam superar as adversidades com novidades, criatividade e diversificação de produtos. "Só assim iremos conseguir superar a crise", defende. Para o presidente do Centro Industrial de Juiz de Fora, Leomar Delgado, o setor da panificação deu exemplo de perseverança: "É dessa força de vontade que precisamos na indústria local. Os panificadores não desistiram, buscaram saídas para o conturbado momento econômico do país e tenho certeza que saíram mais fortalecidos para o novo ano que se inicia em breve". Em uma avaliação de 2015, Heveraldo chama a atenção para o espírito empreendedor dos empresários da panificação, que, vendo as dificuldades que se impuseram perante a classe, de custo, energia elétrica, aluguéis e várias outras coisas, procuraram inovar: "Dessa inovação o panificador melhorou o seu negócio, aprimorando consequentemente para o consumidor e trazendo como resultado um faturamento maior. Em meio a toda essa crise que se instalou nós procuramos inovar para enfrentar as condições, o que foi muito positivo". Mesmo o ano ainda não tendo acabado, a expectativa é que a panificação na cidade não tenha um grande resultado positivo como de dois anos atrás, mas alguns setores, padarias e empresários irão conseguir um retorno mais favorável. "Este ano foi sinônimo de instabilidade. Não teremos um grande crescimento, mas também não tivemos um resultado ruim, de retração, como o do PIB brasileiro". Em 2016 o Sindipan/JF vai trabalhar na linha de instruir seu associado para que ele continue inovando. "Acho que a única saída para estimularmos o crescimento é inovar, lançar novos produtos, atender o cliente cada vez melhor, oferecer uma gama de produtos maior para seus clientes", defende Heveraldo. Em Juiz de Fora são aproximadamente três mil postos de trabalho nas cerca de 300 padarias abertas, que são frequentadas por aproximadamente 100 mil clientes todos os dias.