27Jul
Padarias diversificam para alavancar vendas
Foi-se o tempo em que padaria era sinônimo apenas de pão francês. Diante da estagnação no consumo do pãozinho e da concorrência dos supermercados, os estabelecimentos têm inovado e ampliado não só sua estrutura, mas também os produtos oferecidos. Itens como salgados, tortas, sobremesas, refeições, frutas e até comida japonesa já podem ser encontrados nesses espaços, que hoje trazem o conceito de padaria gourmet.
Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora (Sindipan/JF), Heveraldo Lima de Castro, a expansão é uma tendência para incrementar as vendas e fidelizar os clientes. “As padarias estão apostando em vários tipos de pão, como italiano, lights e de hambúrguer, além de pizzas, lanches, tortas e até refeições. A ideia é mostrar ao cliente que ele pode encontrar tudo em um só lugar e mostrar um diferencial em relação aos supermercados.†Segundo ele, o consumo anual de pão na cidade é de 30 quilos por pessoa, abaixo da meta ideal indicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 60 quilos, mas acima de ano anteriores, quando a média era de 27 quilos por pessoa.
A Maxi Café foi uma das primeiras a trazer o conceito de padaria gourmet. Segundo o chefe de produção da empresa, Gilberto Zaiden Mota, a padaria ainda é o forte, mas foi incrementada com pães artesanais, refeições, frutas, verduras, legumes, vinhos, temperos e até comida japonesa. “Nosso objetivo é oferecer uma espaço gastronômico, acompanhando a tendência de grandes polos.â€
Quem também aderiu ao conceito foi a padaria Amazonas Sul. Segundo a gerente do estabelecimento, Maria das Graças Santos Furtado, a padaria oferece coffee break duas vezes ao dia e também almoço, com três opções no cardápio. “Queremos abranger um público cada vez maior e mostrar a ele que tem condições de encontrar as coisas que procuram aqui. O nosso movimento cresceu bastante depois que implantamos esses serviços. A alimentação fora de casa tem crescido a cada dia, e resolvemos apostar nessa tendência.â€
A Trigofrios também reabriu na semana passada um maior espaço aos clientes, com a implantação de um café. Segundo a proprietária, Raquel Dacorso, o objetivo é oferecer maior conforto para os clientes. “Por conta desse espaço, ampliamos nossa linha de lanchesâ€, diz. Ele também divulga que outro investimento está sendo feito em produtos para pessoas que moram sozinhas. “Começamos com o pão de forma em quantidade menor e também fazemos bolos e tortas menores.â€
Variedade Os clientes que frequentam esses espaços aprovam o incremento nos produtos. A dentista Cláudia Fonseca diz que voltou a frequentar as padarias depois de anos comprando pão em supermercados. “Hoje os ambientes estão bem agradáveis e as opções são maiores. Sem contar que a gente pode sentar com mais conforto e tomar um café por ali mesmo.†A assistente social Ângela Passini diz que passou a variar mais na hora de comprar o pãozinho. “Antes ficava só no pão francês, mas as opções hoje são muitas e vario mais.â€
O advogado Sebastião Esperança também aprova a evolução das padarias. “Faço lanches na rua com frequência e percebo mais conforto e diversificação.â€
Fonte: Tribuna de Minas
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