Padarias diversificam para alavancar vendas

Padarias diversificam para alavancar vendas

Foi-se o tempo em que padaria era sinônimo apenas de pão francês. Diante da estagnação no consumo do pãozinho e da concorrência dos supermercados, os estabelecimentos têm inovado e ampliado não só sua estrutura, mas também os produtos oferecidos. Itens como salgados, tortas, sobremesas, refeições, frutas e até comida japonesa já podem ser encontrados nesses espaços, que hoje trazem o conceito de padaria gourmet.

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora (Sindipan/JF), Heveraldo Lima de Castro, a expansão é uma tendência para incrementar as vendas e fidelizar os clientes. “As padarias estão apostando em vários tipos de pão, como italiano, lights e de hambúrguer, além de pizzas, lanches, tortas e até refeições. A ideia é mostrar ao cliente que ele pode encontrar tudo em um só lugar e mostrar um diferencial em relação aos supermercados.” Segundo ele, o consumo anual de pão na cidade é de 30 quilos por pessoa, abaixo da meta ideal indicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 60 quilos, mas acima de ano anteriores, quando a média era de 27 quilos por pessoa.

A Maxi Café foi uma das primeiras a trazer o conceito de padaria gourmet. Segundo o chefe de produção da empresa, Gilberto Zaiden Mota, a padaria ainda é o forte, mas foi incrementada com pães artesanais, refeições, frutas, verduras, legumes, vinhos, temperos e até comida japonesa. “Nosso objetivo é oferecer uma espaço gastronômico, acompanhando a tendência de grandes polos.”

Quem também aderiu ao conceito foi a padaria Amazonas Sul. Segundo a gerente do estabelecimento, Maria das Graças Santos Furtado, a padaria oferece coffee break duas vezes ao dia e também almoço, com três opções no cardápio. “Queremos abranger um público cada vez maior e mostrar a ele que tem condições de encontrar as coisas que procuram aqui. O nosso movimento cresceu bastante depois que implantamos esses serviços. A alimentação fora de casa tem crescido a cada dia, e resolvemos apostar nessa tendência.”

A Trigofrios também reabriu na semana passada um maior espaço aos clientes, com a implantação de um café. Segundo a proprietária, Raquel Dacorso, o objetivo é oferecer maior conforto para os clientes. “Por conta desse espaço, ampliamos nossa linha de lanches”, diz. Ele também divulga que outro investimento está sendo feito em produtos para pessoas que moram sozinhas. “Começamos com o pão de forma em quantidade menor e também fazemos bolos e tortas menores.”

Variedade Os clientes que frequentam esses espaços aprovam o incremento nos produtos. A dentista Cláudia Fonseca diz que voltou a frequentar as padarias depois de anos comprando pão em supermercados. “Hoje os ambientes estão bem agradáveis e as opções são maiores. Sem contar que a gente pode sentar com mais conforto e tomar um café por ali mesmo.” A assistente social Ângela Passini diz que passou a variar mais na hora de comprar o pãozinho. “Antes ficava só no pão francês, mas as opções hoje são muitas e vario mais.”

O advogado Sebastião Esperança também aprova a evolução das padarias. “Faço lanches na rua com frequência e percebo mais conforto e diversificação.”

Fonte: Tribuna de Minas