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Panificadoras passam por processo de transformação

25Mar

Panificadoras passam por processo de transformação

As padarias estão deixando de ser apenas estabelecimentos responsáveis pela fabricação artesanal e venda de pães fresquinhos, biscoitos, bolos e outras guloseimas, frequentados pelos clientes em determinados horários do dia e da noite. As panificadoras e confeitarias, como passaram a ser chamadas nos últimos anos, estão se transformando em centros de convivência, gastronomia e serviços. Elas constituem um setor onde não há crise, ao contrário, seus empresários só falam em crescimento constante. Hoje e no futuro, as panificadoras e confeitarias serão cada vez mais acolhedoras, espaços onde as pessoas contarão com conforto e bom atendimento para degustar, se alimentar, conversar e até se divertir, compensando a correria e o excesso de individualismo e distanciamento comuns em outros tipos de estabelecimentos comerciais. As novas características do setor foram registradas no ‘Estudo de Tendências: Perspectivas para a Panificação e Confeitaria 2009/2017’, realizado por meio de convênio entre o Sebrae Nacional e a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip). As mudanças de comportamento, necessidades e preferências do consumidor ditam os novos tempos da panificação e confeitaria no País e no mundo. A introdução e diversificação de produtos mais saudáveis, contendo cereais integrais, ingredientes de melhor qualidade e menos óleo e açúcar nas receitas, é uma das providências para acompanhar o gosto da clientela de hoje e dos próximos anos. Em termos de gestão, o negócio também está mudando bastante e se tornando mais sofisticado, abrangendo práticas dos setores industrial, de comércio e de serviços. O estilo empírico de administrar padarias, por vezes amador, está virando coisa do passado. A gestão das panificadoras e confeitarias está cada vez mais planejada, profissional e tecnológica. Essas são algumas das conclusões do ‘Estudo de Tendências: Perspectivas para a Panificação e Confeitaria 2009/2017’, lançado durante o II Seminário Tecnológico da Panificação e Confeitaria, realizado nos dias 23 e 24 de julho na capital paulista. O braço técnico da Abip, Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC), foi responsável pelo desenvolvimento e elaboração do trabalho. Viagens à China, Alemanha, Estados Unidos e outros países foram realizadas para verificar a evolução do setor lá fora. O conhecimento adquirido consta da publicação de 62 páginas, que estará disponível para acesso, a partir da próxima semana, no site da Abip: www.abip.org.br A coordenação técnica do estudo foi feita por Márcio Rodrigues, empresário do setor e consultor especializado em panificação e confeitaria, que também dirige o Propan (Programa de Apoio à Panificação), desenvolvido pela Abip e Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria de Trigo). “O objetivo do estudo é direcionar as estratégias de investimentos dos empresários do setor, especialmente em termos de equipamentos, matérias-primas, lay-out das lojas, atendimento, mix de produtos, entre outros”, explica Márcio. Foram mais de dois anos de pesquisas, segundo ele. “Apresentamos, também, casos de empresas com maior sucesso no País e no mundo para que esse sucesso se multiplique para outras empresas brasileiras”. Distribuição e acesso O Sebrae Nacional iniciará a distribuição do estudo para as suas unidades em todas as regiões brasileiras a partir da próxima semana. “Esse trabalho vai passar para as micro e pequenas empresas do setor da panificação e confeitaria o conhecimento das tendências do futuro, desafios e perspectivas para que o setor fique pronto e preparado e se tornar mais competitivo. As padarias são, hoje, e serão nos próximos anos, negócios cada vez mais complexos”, afirma Maria Regina Diniz de Oliveira, coordenadora nacional da carteira de projetos dos setores de alimentos, bebidas e cosméticos do Sebrae Nacional. “Esse estudo será distribuído para 5 mil panificadoras em todo o País que participaram do Propan e para os 56 sindicatos filiados à Abip”, informa Alexandre Pereira, presidente da entidade. Satisfeito com a revolução que vem ocorrendo nas padarias, ele diz que a divulgação desse trabalho entre os empresários será fundamental para o desenvolvimento e consolidação do setor no País. Seminários, palestras e workshops serão realizados em todas as unidades da Federação, promovidas pelos sindicatos filiados à entidade, com apoio das unidades do Sebrae, para divulgar e debater as tendências da panificação e confeitaria até 2017 com empresários e colaboradores. Fonte da Notícia: Sindipães

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