Panificadores de Juiz de Fora participam de Congresso em Foz do Iguaçu

21Out

Panificadores de Juiz de Fora participam de Congresso em Foz do Iguaçu

Uma comitiva de 60 panificadores participaram do Congrepan 2011 (Congresso Brasileiro da Indústria de Panificação e Confeitaria), que aconteceu entre os dias 25 e 28 de outubro em Foz do Iguaçu (Paraná). O tema este ano foi “Padarias Gourmet”.

De acordo com o presidente do Sindipan/JF, Heveraldo Lima de Castro, o congresso foi bem proveitoso: “Este ano pela primeira vez teve o Congrejovem, que é um congresso feito para os filhos dos proprietários de padarias, além da padaria gourmet, feira e várias palestras”.

Durante o evento aconteceu uma reunião da ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria), da qual Heveraldo Lima de Castro faz parte, para a discussão dos seguintes temas: preço do pão, aumento do trigo praticado pelos moinhos, envolvimento da diretoria no Congrepan, NR12 (Norma Regulamentadora) e calendário ABIP 2012.

Sobre a NR12, assunto de grande interesse dos panificadores, Heveraldo conta que os prazos continuam os mesmos. “Os prazos estão valendo. Mas quem quer abrir uma padaria nova, tem que ter as máquinas de acordo com a NR12. Não tem o prazo que as padarias antigas têm”, enfatiza o presidente do Sindipan.

Hoje, as padarias ocupam 2º lugar no ranking do setor de comidas do Brasil e geram 700.000 empregos diretos e 1.8 milhões de empregos indiretos no país. A estimativa anual de faturamento é de R$ 49 bilhões.