Produção de panetone cresce até 18% em Juiz de Fora

27Out

Produção de panetone cresce até 18% em Juiz de Fora

O mês de outubro ainda nem terminou, mas as padarias e redes supermercadistas já estão com produção a todo vapor de um dos principais itens da cesta natalina: o panetone. Para atender à demanda esperada, as panificadoras deverão ampliar a produção em até 18%. O produto, no entanto, poderá chegar mais caro à mesa este ano. Segundo estimativas do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora (Sindipan/JF), as constantes altas no trigo e no açúcar ao longo de 2010 deverão ampliar os valores em 8%.

De acordo com o presidente do Sindipan/JF, Heveraldo Lima, a previsão geral do setor é de aumento nas vendas de cerca de 10% nas padarias da cidade. “O poder aquisitivo da população melhorou e isso certamente irá refletir em vendas maiores.” Ainda segundo Lima, tanto o açúcar quanto o trigo tiveram aumentos na faixa de 30% este ano. “Mas estamos apostando nos preços menores das passas e frutas cristalizadas por conta da queda do dólar.”

Na rede Bahamas, a expectativa é manter os preços praticados no ano passado com a fabricação de panetones de marca própria. Segundo o gerente de marketing da rede, Nélson Júnior, a produção já está intensa e chegará a 200 mil unidades até o final do ano, um crescimento de 18% na comparação com 2009. “Ano passado tivemos um retorno muito bom. O consumidor aprovou a produção própria que teve um panetone molhado e com frutas e gotas de chocolate de qualidade. Este anos estamos apostando em vendas ainda maiores.” Ainda de acordo com o gerente, o preço será mantido. “Vendemos a R$ 2,69 o panetone de 400g e vamos manter este valor.” Em relação aos panetones de marca, Nélson Júnior diz que a indústria ainda está avaliando preços e e previsão de vendas.

No Carrefour, a produção própria teve início no último mês e as 115 mil unidades foram comercializadas em todas as lojas da rede no país. A previsão é ampliar em 50% as vendas este ano. Para isso, a rede aposta em um novo produto, de chocolate e com 700g. De acordo com o diretor de marcas próprias do Carrefour, Claudio Irie, o produto chega para atender a uma tendência do mercado: a procura por panetones com mais recheio de chocolate. Já em relação aos panetones industrializados, a empresa espera um crescimento de 20% nas vendas no comparativo ao ano passado, além de uma procura maior do público por sabores diferenciados.

Na Padaria Lisboa, as fornadas também já estão saindo diariamente. Segundo o gerente da unidade da Avenida Getúlio Vargas, Flaviano da Silva Carvalho, a previsão é ampliar as vendas . “Ainda estamos calculando, mas acreditamos que a procura será maior.” Em relação aos preços, adianta que serão os mesmos do ano passado, de R$ 2,90.

* Matéria publicada no jornal Tribuna de Minas do dia 26 de outubro de 2010.