Noticia

Quais os benefícios da estufa para fermentação de pão?

27Ago

Quais os benefícios da estufa para fermentação de pão?

Você, que trabalha com a panificação, sabe que a fermentação é essencial para a qualidade final do produto. Independentemente do tipo de pão, o cálculo da quantidade de fermento e a forma e tempo de descanso da massa fazem a diferença no tamanho, sabor e aparência do produto final, não é mesmo? Afinal, todo padeiro tem um pouco de químico, de cientista, para garantir um pão quentinho e perfeito!

Para melhorar esse processo, surgiram as estufas de fermentação. Mas, você sabe como funciona esse equipamento? Entende qual a importância e benefícios do uso de estufa para fermentação de pão? Será que vale a pena investir em uma estufa na sua padaria?

Como funciona a fermentação dos pães?

Existem diversos tipos de pães, como o pão francês, pão doce, pão de fermentação natural, e muitos outros. O que todos eles têm em comum é a necessidade do processo de fermentação.

A qualidade do pão depende, basicamente, de quatros elementos: qualidade da matéria-prima, fermentação, controle do tempo. O fermento utilizado, geralmente, são as leveduras, encontradas tanto no fermento biológico quanto no natural.

Essas leveduras se alimentam de um pouco da massa do pão e, durante esse processo, geram CO2, ou seja, gás carbônico. É esse gás que deixa a massa do pão leve, aerada e fofinha.

O que é uma estufa para fermentação de pão?
As estufas de fermentação de pães são equipamentos nos quais é possível colocar a massa e programar a temperatura e tempo exatos de fermentação. Ou seja, são locais para garantir que a fermentação ocorra da melhor forma possível, isolando a massa de interferências externas.

Vale lembrar que as leveduras que fermentam o pão são bastante sensíveis à temperatura. Quando está muito quente, as leveduras podem modificar o processo de fermentação do pão, afetando a qualidade da produção. Já no frio, elas ficam mais lentas, levando mais tempo para que a fermentação seja concluída.

Dessa forma, observar essa relação entre temperatura e tempo de fermentação é importante para a qualidade final do produto, e é aí que as estufas entram como grandes aliadas.

Quais são os benefícios da estufa para fermentação de pães?
A estufa gera uma série de benefícios para o processo de fermentação dos seus pães, o que interfere diretamente na qualidade final do produto. Descubra agora mesmo quais são eles!

Elimina interferências externas
Se você faz pães com frequência, pode ter percebido que o clima do dia e as estações do ano influenciam, diretamente, no processo de produção. Em dias mais quentes, pode ser necessário diminuir a quantidade de fermento para garantir que o pão chegue ao ponto adequado antes de ser assado. Já em dias frios, a fermentação é mais longa, sendo necessário mais tempo do que normalmente acontece.

Com a estufa de fermentação você elimina esses fatores. Isso porque ela é um equipamento que isola a massa do ambiente externo, submetendo-a à temperatura adequada de fermentação, independentemente das condições climáticas do dia.

Garante a uniformidade dos produtos
Também é comum que cada fornada saia diferente da outra. Isso acontece porque há pequenas variações na fermentação das massas distintas, o que faz com que cada pão fique com um tamanho e uma cara.

Isso pode ser prejudicial para sua padaria. Afinal, o consumidor quer encontrar sempre o mesmo pão, no mesmo padrão de qualidade. Para solucionar esse problema, você pode utilizar a estufa de fermentação. Afinal, ela facilita o controle dessas condições do processo, garantindo a uniformidade dos seus pães.

Opção de programar todo o processo
Quando você faz o pão, precisa controlar o tempo de fermentação de cada das massas. Esse processo exige muita atenção do padeiro, uma vez que qualquer erro pode comprometer toda a qualidade do produto final.

Com a estufa de fermentação, você também ganha nesse aspecto. Esse equipamento permite a você controlar a hora em que a massa será assada e, com isso, programar a fermentação para ela ficar pronta nesse momento.

Portanto, se você assa a primeira fornada às 5h da manhã, por exemplo, pode fazer a massa no dia anterior e colocar na estufa, programando esse horário. Uma estufa com essa capacidade de controle permite a temperatura de acordo com o tempo que a massa precisa ficar lá, de maneira que o pão cresça sem a necessidade de o padeiro acompanhar o processo de perto.

Reduz o desperdício
Você já teve que jogar massa fora por problemas na fermentação? Isso é uma situação bastante comum nas padarias, mas que pode trazer prejuízos para seu negócio. Afinal, quando você joga a massa fora, está desperdiçando matéria-prima e tempo do seu padeiro, que investiu horas de trabalho nesse processo.

Com a estufa, é possível reduzir o desperdício na sua padaria. Isso porque você controla o processo e aumenta as chances de o pão sair do jeito que deveria. Ou seja, você reduz erros na fermentação que poderiam levar ao descarte da massa.

Melhora a qualidade do produto como um todo
O objetivo de qualquer negócio é oferecer um produto de qualidade aos clientes. Sua padaria não fica de fora disso, não é mesmo? Oferecer pães e doces de qualidade é o diferencial que pode fazer com que as pessoas voltem sempre para consumir no seu estabelecimento.

É aí que entram as estufas para fermentação de pães como grandes aliadas. Elas permitem que você controle o processo, reduzem as chances de erro e abrem portas para a padronização dos produtos. A consequência disso tudo é a produção de pães saborosos e atraentes para seus clientes!

Como você pôde perceber, o processo de fermentação é central para a qualidade final dos seus pães. Porém, ele está sujeito a muitas variáveis, como o clima e tempo de descanso da massa. A estufa de fermentação de pães é um equipamento que permite controlar todas essas variáveis, aumentando as chances de que o pão fermente da melhor forma possível e, com isso, saia do forno saboroso e atraente.

Portanto, aproveite para conhecer as estufas de fermentação e fermentadoras da Ramalhos Brasil agora mesmo e invista nesse equipamento para sua padaria!

Fonte: Massa Madre Blog

(870)