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SEIS dicas de marketing para padarias e confeitarias

13Fev

SEIS dicas de marketing para padarias e confeitarias

Finalmente você resolveu colocar suas ideias empreendedoras em prática e montou o seu próprio negócio.

Então, começou a contratar pessoas, alugou um espaço adequado às suas necessidades, comprou equipamentos, investiu numa bela decoração, começou a fabricar produtos diferenciados e… pronto! Portas abertas ao público. A padaria é um verdadeiro sucesso!

Os consumidores adoram suas ideias inovadoras, frequentam seu estabelecimento todos os dias e consomem os mais diversos produtos. Suas vendas aumentam a cada dia e, pouco tempo depois, ao realizar um balanço você percebe: a padaria cresceu muito!

Parabéns, você é um empreendedor de sucesso!

Isso provavelmente aconteceu há dois anos mais ou menos. Porém, estamos no Brasil! Isto quer dizer que, estamos passando por uma instabilidade financeira brutal! Só se ouve falar em crise, negócios fechando suas portas, estatísticas demandam um aumento considerável no número de desempregados, alta nos índices de inflação, corrupção na política, “lava-jato”, instabilidade na economia e indefinição no futuro da nação.

Diante de tudo isso, após dois anos de muito sucesso, a crise o alcançou. O poder aquisitivo das pessoas caindo dia após dia, suas vendas começaram a cair freneticamente, agora você precisa reduzir custos, talvez demitir algumas pessoas, diminuir o espaço, mudar de local. Enfim, dois anos depois de muito sucesso, após um novo balanço você percebe que está quase saindo dos negócios.

E agora, o que fazer? Voltar atrás, regredir, demitir, diminuir de tamanho, fechar as portas? Ou arregaçar as mangas, arriscar e planejar estratégias de marketing para sair da crise?

Se o seu pensamento for“Quero sair da crise! Por isso vou arriscar, pensar em estratégias de marketing, investir mais no negócio ao invés de reduzir custos…”Então, confira 5 dicas extraordinárias de Marketing que preparamos para que sua padaria possa voltar ao rumo do sucesso nos negócios e novamente aumentar suas vendas e gozar de uma estabilidade econômica que o fará ter paz de espírito.

Qual é o segredo para que você volte a ter uma frequência enorme de clientes em sua padaria e voltar a ter lucratividade nos negócios?

       1-Crie uma conexão com seus clientes

Muitos de nós gostamos de ir a certos estabelecimentos em cidades do interior,  e certamente você é uma dessas pessoas, não é mesmo?

Você já parou para pensar no por quê?

Reflita! Quando você está numa cidade do interior e fica por um tempo mais alongado ou decide residir nestas cidades, após algumas visitas à padaria todos  sabem o seu nome, conhecem sua aparência e mais, conhecem os seus gostos e preferências. Isto é realmente incrível!

É muito mais agradável fazer negócios ou compras com uma pessoa que interaja agradavelmente com você, do que apenas escolher seus produtos e interagir somente com as gôndolas e as prateleiras de uma padaria, não é mesmo?

Que tal usar essa ideia em sua Padaria?

Encontre maneiras de dizer olá a seus clientes! Oriente seus funcionários a estarem sempre sorridentes ao atender os mesmos. Diga a eles que pergunte seus nomes e prestem atenção no tipo de gosto de cada cliente. Se possível, anote! Crie um tipo de cadastro, para entender quem são seus clientes fidelizados. Dê-lhes um cartão fidelidade que lhe garanta descontos na hora de suas compras.

Conheça os assuntos que seus clientes se interessam e crie maneiras de provocar discussões a respeito para ver o que as pessoas respondem.

Crie promoções e métodos de registrar quem costuma comprar o quê em seu estabelecimento comercial.

Crie novos canais de comunicação, mantenha-os sempre disponíveis e esteja sempre disposto a responder prontamente às dúvidas, críticas e sugestões de seus clientes.

Com essa estratégia de marketing incrível, faça seus clientes sentirem-se em uma cidade do interior, mesmo que sua padaria seja no maior centro urbano do Brasil, como a cidade de São Paulo, por exemplo.

       2-Seja sempre Inovador!

A chave para uma estratégia de marketing eficaz para sua padaria Ã© certificar-se de que você está sempre Inovando em seu mercado e apresentando novidades aos seus clientes. Clientes adoram novidades!

O grão integral é a última moda? Então invista no treinamento de sua equipe e crie uma linha de produtos à base de grãos integrais. Pães, bolos doces e salgados, lanches, croissants, pratos quentes e frios, etc.

Crie serviços e produtos que atendam às necessidades e desejos das pessoas que frequentam seu estabelecimento.

Não sabe o que eles querem? Realize pesquisas, promova eventos! Convide seus melhores clientes para uma xícara de café, ou através do cadastro fidelidade, ligue para eles e pergunte-lhes, numa breve conversa, o que eles gostariam de consumir em sua padaria e qual o tipo de produto ou serviço que eles sentem falta.

O tempo que você gastará pesquisando e ouvindo seus clientes, o ajudará a criar ofertas tentadoras que os manterão sempre fiéis a você!

     3-Faça seus clientes sentirem o seu Aroma (provoque-os)

Donos de padarias inteligentes e sagazes abrem as suas portas o máximo possível todos os dias – quando o tempo permite –  para anunciar à toda comunidade local que têm pão fresco, quentinho, saindo do forno à todo instante. Tem coisa melhor do que o aroma de uma fornada de pão fresquinha?

Não lhe custa nada abrir as portas.

Você pode usar esta estratégia de marketing em sua padaria com pouco ou até nenhum investimento.

     4-Invista nas mídias sociais

Atraia mais clientes tornando sua padaria acessível através das mídias sociais!Deixe que seus clientes se atualizem sobre todas as suas promoções, crie cupons de descontos, eduque-os com receitas deliciosas, publique curiosidades e mantenham-nos sempre em contato com a sua marca, afinal seus clientes estão nas mídias sociais e por quê você ainda não está lá?

Não procure vender  tudo o tempo todo. As mídias sociais dão mais resultados quando se trata de uma mistura de interação, conteúdo interessante e promoções imperdíveis. O retorno irá variar, de acordo com suas estratégias de marketing,  porém, ninguém quer seguir uma empresa que só publica mensagens publicitárias na intenção de vender seus produtos o tempo todo.

Então converse, compartilhe e venda para manter o seu “cheiro” no ar sem irritar as pessoas.

     5-Crie combos e promoções atrativas para aumentar suas vendas

Vá a qualquer loja do McDonald’s, peça um Big Mac e aguarde. Repare que o atendente invariavelmente irá lhe perguntar, â€œAcompanha batatas fritas médias por mais R$1,00 ?” “Refrigerante grande por mais R$1,00?” E a cada resposta afirmativa acrescenta-se à venda mais R$ 1,00 e assim sucessivamente.

Agora, pense comigo. Se apenas uma fração de 20% dos 54 milhões de clientes diários do McDonald’s no mundo inteiro disserem SIM a estas perguntas, quantos milhões a mais de faturamento o McDonald’s  terá em um único dia de vendas? São R$ 10.800.000,00 extras nos cofres do Mr. Ronald todos os dias.

Você já imaginou isso em sua padaria?

Você pode usar esta mesma estratégia de marketing para aumentar o seu faturamento diário. Pare para pensar quais são os produtos ou serviços que você pode oferecer aos seus clientes no momento da compra de determinados produtos.

Exemplo: o cliente vai até a padaria para tomar seu café da manhã e pede um pãozinho com manteiga na chapa e um café com leite. E se o atendente oferecer por apenas R$1,00 a mais, um pãozinho de queijo? Ou um suco de laranja? Ou até um café expresso ao invés de coador?

Talvez você não tenha ainda uma grande clientela fixa em sua padaria, então, exatamente por isso, cada real a mais, que cada frequentador esporádico deixar em seu caixa fará muita diferença para você.

Quais os produtos que você pode oferecer para dar um “UP” em suas vendas diariamente?

      6-Fidelize os seus clientes

Crie meios de fidelizar os seus clientes. Conforme já dissemos acima, bole meios de ter um cadastro atualizado de seus clientes mais frequentes. Crie, por exemplo, um cartão fidelidade, que lhe conceda bônus e descontos por comprarem sempre em sua padaria.

Valorize seus clientes leais. Todo mundo adora ser valorizado! E quando recebem brindes então?

Encontre uma maneira de agregar valor aos seus produtos, adicionando bônus que os tornarão produtos mais atrativos.

Se você vende algum produto diferenciado que custa um pouco mais caro, o que você pode dar que não custa muito, mas que acrescenta um valor tremendo a esta oferta?

Se você agregar algumas ou todas essas dicas de marketing ao plano de negócios de sua padaria, com certeza você voltará a ser um empreendedor bem sucedido, e todos os que frequentam seu estabelecimento ficarão muito felizes por serem seus clientes!

Fonte: Roca Contábil

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