Setor da Panificação comemora crescimento em JF

Setor da Panificação comemora crescimento em JF

O setor de panificação e confeitaria de Juiz de Fora está em constante crescimento. No último ano, o setor cresceu cerca de 8% e a expectativa, segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora (Sindipan-JF), Heveraldo Lima de Castro, é crescer de 8 a 10% no próximo ano.

Hoje, Juiz de Fora tem cerca de 350 padarias, que empregam aproximadamente quatro mil pessoas. “As padarias estão crescendo, melhorando suas estruturas e atendimento”, ressalta Heveraldo. O presidente do Sindipan destaca que o setor fatura bem e que a padaria tem a característica de estar perto do consumidor: “O panificador tem uma amizade, quase de família, com seu consumidor. Além de conhecer os clientes em torno da padaria, está modernizando e querendo crescer”.

Nesta sexta-feira (08) é comemorado o Dia do Panificador. Para o empresário Nelmo Fortes, proprietário da Padaria Fran Luy, o maior ganho do setor é a manutenção e ampliação das empresas: “Destaco o aprimoramento, através de treinamento da mão-de-obra, gerando melhor qualidade de atendimento para os clientes, uma grande conquista. Além disso, a abertura de novos postos de trabalho e aprimoramento dos produtos impulsionaram o setor nos últimos anos. Nós acreditamos na categoria”.

Padarias ‘conceito’ ampliam consumidores

O presidente do Sindipan afirma que o panificador tem que comemorar a credibilidade que está tendo junto ao cliente: “As padarias estão melhorando suas lojas, oferecendo mais aos clientes, aumentando as vendas e esse é o maior ganho que o panificador está tendo. Chama-se Padaria Conceito, ou seja, a padaria oferece vários produtos aos clientes. Por isso cresce o faturamento e a freqüência dos clientes nas padarias”.

Para o empresário Adilson Leite, proprietário da Padaria Milky Pão, a panificação está crescendo devido a sua diversificação de produtos: “As padarias hoje têm mais variedades de produtos, tanto de produção própria, quanto de revenda. As padarias são hoje uma espécie de loja de conveniência. A minha perspectiva para o próximo ano é investir mais em equipamentos, o que está fazendo uma grande diferença, devido à dificuldade de mão-de-obra”.

O ramo da panificação é tradicional e antigo e, na maioria das vezes, familiar. É o caso da Padaria Lisboa. O proprietário Rodrigo Oliveira aproveita o Dia do Panificador para comemorar: “Estamos conquistando nosso espaço a cada ano, estamos presentes no mercado de forma expressiva. Investimos em qualificação profissional, organização e melhora das nossas padarias e os resultados positivos apareceram”.

Nesta sexta-feira (08), o Sindipan/JF comemora o Dia do Panificador e as conquistas do setor com uma missa em ação de graças a ser realizada na sede do Sindicato (Avenida Garcia Paes, 12.395 – Bairro Industrial), às 19h30.