Todos querem ser o panetone deste Natal

19Dez

Todos querem ser o panetone deste Natal

De olho em um mercado que no ano passado—de outubro de 2012 a janeiro de 2013 — movimentou R$ 76,5 milhões,segundo a Nielsen, a Arcor está investindo R$ 3 milhões em ações de marketing e nos pontos de venda para aumentar a penetração de seus panetones. Há apenas três anos neste mercado, a empresa registrou crescimento de 44% no faturamento do período em 2012 e a meta é um incremento de 18% este ano. “Este já é um mercado importante para a Arcor, pois complementa as vendas do ano. O segmento vem se tornando cada vez mais importante no faturamento. Optamos por entrar nesse mercado por seu potencial, mas também porque temos o know-how em produtos feitos com farinha”, diz a diretora de Marketing da Arcor do Brasil, Loredana Mariotto. Fabricados em Campinas (SP), os produtos da argentina têm distribuição nacional.Para o Natal, foram produzidas 4milhões de panetones. “Temos produtos com as marcas Arcor, Triunfo e Aymoré, esta última principalmente para Minas Gerais. São 30 itens”,completa Loredana. A grande aposta da Arcor para este Natal é a linha de Recheados Premium, que chega nos sabores chocolate,trufado e creme de ave-lã,além dos panetones com licenças da Disney e de times de futebol. “A variedade de sabores é o nosso diferencial. Diversificamos para dar mais oportunidades ao consumidor de conhecera marca. Panetone é uma opção de presente e a lata acaba ficando para o resto do ano.Estamos fazendo um trabalho muito forte na linha de presenteáveis”,explica Loredana. Conhecida por produtos como chocolates e balas, a Arcor espera que levar a marcapara a TV, ações nos pontos de venda, além de um trabalho intenso nas redes sociais, contribuam para que seus panetones sejam mais consumidos. “É importante que se possa provar”, diz a executiva.Segundo ela,a empresa já pensa no Natal de 2014. “Já estamos pensando em inovações e novidades”,acrescenta ela. O Natal é a segunda data mais importante para a Cacau Show. Este ano, a rede traz 40 produtos exclusivos, com oito lançamen- tos, sendo dois em panetones — um com gotas de chocolate recheado com trufa tradicional e outro com gotas de chocolate com trufa sabor coco, coberto com chocolate ao leite. Para o diretor comercial da Cacau Show,Túlio Freitas,o consumidor está cada vez mais exigente. “Por isso,inovamos com novos sabores e embalagens cada vez mais bonitas para que os produtos sirvam como opção de presente. Mesmo com o aumento do volume de produtos similares ao nosso,investimos para continuar entregando a melhor experiência de consumo aos nossos clientes”,diz ele. Ainda segundo o executivo, a rede prevê altade 35% nas vendas neste Natal,em relação ao ano passado.A expectativa é fechar o ano com faturamento de R$ 2 bilhões. Em 2012,ae mpresa aturou R$1,5 bilhão. Atualmente, a rede a possui 1.540 franquias. A meta é chegara 2mil em 2015. Muito presente namesa de Natal dos brasileiros,a Bauducco espera produzir 65 milhões de panetones este ano.Segundo a gerente de produtos sazonais da Bauducco,Vivian Ramirez, a quantidade será direcionada de acordo com a demanda das diferentes regiões. “Temos uma estratégia regional 360 ̊ para maximizar o potencial de cada praça.O Natal é adata mais importante para a Bauducco, pois é aorigem da empresa. É neste momento que concentramos o maior investimento de marketing”,diz Vivian.Apesar do sucesso do chocotone,a versão com frutas cristalizadas ainda é amais consumida, com 55% das vendas.] Fonte: Brasil Econômico