Noticia

Vantagens do delivery de padaria para o momento e como implementá-lo

22Mai

Vantagens do delivery de padaria para o momento e como implementá-lo

Provavelmente, você já pensou em ter um delivery de padaria, e nós vamos explicar pra você porque essa é uma ótima ideia.

Nas atuais circunstâncias, padaria com entrega em domicílio é mais que tendência: trata-se de uma adaptação inevitável, principalmente com a multiplicação de aplicativos de entrega de comida e com a diminuição da presença dos clientes no estabelecimento.

O objetivo é tornar a experiência do cliente com a padaria mais confortável, acessível e, principalmente, mais segura, sem interferir na qualidade. Vamos entender agora como um serviço de entrega em domicílio para padarias pode ser um caminho interessante. Confira!

Por que investir em uma padaria delivery?

Muito além da razão momentânea, o distanciamento, os motivos para investir em delivery de padaria são inúmeros e garantem que esse modelo de negócio é uma ótima opção a ser implementada e mantida no seu estabelecimento. Confira algumas das vantagens abaixo.

Comodidade

Com jornadas exaustivas, que muitas vezes continuam em casa, as pessoas não têm mais tempo para ir à padaria.

Se alguns supermercados —  que oferecem um mix de produtos bem mais extenso do que as padarias —  já perceberam que, às vezes, nem essa variedade tem sido suficiente para atrair a visita de uma parcela dos clientes (que acabam comprando no concorrente com serviço de entrega), imagine, então, como ficam as panificadoras?

Aumento do ticket médio

A facilidade proporcionada por um menu no site da loja ou por um aplicativo de entregas traz um grande potencial de aumento do ticket médio da padaria. Você pode, por exemplo, oferecer combos ou sugerir itens adicionais por preços menores dos que os valores unitários de cada produto.

Expansão da marca além da vizinhança

Com o delivery, pessoas de outros bairros terão acesso aos seus produtos e, com uma boa gestão de custos, é possível cobrir distâncias maiores e ampliar sua carteira de clientes.

Existe público para esse serviço no Brasil?

Não somente existe público para o delivery de padaria, como a quantidade de panificadoras que oferecem esse serviço aumenta a cada ano. Com os desafios do momento, esse público está ainda mais suscetível a pedir o pãozinho do café da manhã pelo celular. 

Os estabelecimentos de panificação que já utilizam o serviço de entregas estimam que entre 10% a 20% de seu faturamento venham dessa estratégia, muito em função dos jovens hiperconectados que preferem o conforto que a tecnologia pode garantir e, também, dos idosos, que possuem dificuldades de locomoção que criam barreiras para que eles decidam ir à padaria.

O que é necessário para começar?

Com uma infraestrutura para produção e entregas, é possível inovar por diversas perspectivas. Afinal, pães são dos poucos produtos que os brasileiros precisam comprar diariamente, com mínima possibilidade de estocagem, concorda?

Ter uma padaria delivery abre espaço para pensar em modelos como dispensa de taxa de entrega em produtos de maior valor agregado ou até mesmo “assinatura de pães” (entrega mensal de produtos de panificação e confeitaria).

Mas como começar?

Confira, a seguir, alguns passos essenciais para a implantação.

Prepare-se adequadamente

Não adianta adotar este modelo de negócio sem ter condições de atender todos seus clientes com qualidade.

Quando se vende somente na loja, o alcance é de quem esteja próximo, de passagem ou que já a conheça. Já quando você se lança na Internet, qualquer pessoa com um celular ou computador pode ver seu empreendimento. 

Invista em novos equipamentos de qualidade, dotados de maior capacidade produtiva e flexibilidade, sempre pensando em um crescimento a curto e médio prazo. Adote conceitos, processos e tecnologias que permitam produzir e atender rapidamente.

Modernize sua área de produção

Com o delivery, a demanda vai aumentar exponencialmente. Sua padaria tem equipamentos modernos e de alta capacidade para uma produção maior?

Se uma panificadora trabalha, por exemplo, com apenas uma única amassadeira, mesmo que haja uso contínuo, seu fluxo de produção no estabelecimento não conseguirá atender o volume de pedidos em médio e longo prazos.

O mesmo se aplica ao uso da água resfriada para retardar a fermentação na panificação. Imagine, por exemplo, o caso de uma padaria que desperdice a força de trabalho dos funcionários ao colocá-los para quebrar gelo em cubos ou fabricá-lo paro o processo.

Usar sacos de gelo é prejudicial à qualidade dos pães (dado que os cristais sobre a massa tornam seu crescimento disforme) e improdutivo aos padeiros, impactando a capacidade de entrega do estabelecimento. Uma máquina de gelo em flocos, nesse exemplo, seria fundamental.

O uso de câmaras de fermentação com controle preciso de temperatura e umidade — oferecendo possibilidade de modo frio e quente para retardar ou acelerar a produção — também é um investimento importante quando se trata de atender horários de pico ou de baixa.

Pois bem, vamos aos fornos. A questão é que existe um tipo e um tamanho adequado de forno para cada empreendimento; é preciso saber escolher esse equipamento com muita atenção para garantir uma produção contínua de qualidade.

Há que se falar também no uso do ultracongelador para produção de itens crus congelados, pré-assados ou até assados prontos congelados, os quais são um diferencial sobre qualquer concorrente. O fato de se ter produtos pré-fabricados, para serem finalizados somente na hora da entrega, certamente fará toda a diferença em seus resultados financeiros!

A Prática, líder nacional em equipamentos de ponta para produção de alimentos, dispõe de uma imensa gama de soluções para panificadoras e confeitarias, imprescindível a quem trabalha com entrega em domicílio e precisa de alta capacidade produtiva.

Seja presente nas redes sociais

É importante, também, estar presente na vida de seu público-alvo. Dessa forma, faça-se presente nas mídias sociais e nos aplicativos delivery, além de, evidentemente, ter um site, a fim de que o consumidor possa fazer seus pedidos com segurança.

Crie um perfil nas principais redes sociais e anuncie a entrega mediante promoções exclusivas; promova o engajamento dos seguidores com descontos a partir de interações. Todas essas iniciativas são fundamentais para que seus atuais clientes e potenciais compradores se adaptem às suas plataformas.

Adquira os equipamentos básicos para as entregas

Você vai precisar de um ou mais veículos e, também, de algumas bolsas térmicas para o armazenamento correto e seguro dos produtos, além de embalagens resistentes, para os produtos mais frágeis.

Treine seu motorista

Transportar alimentos frágeis exige cuidados diferenciados na condução do utilitário, de modo que a capacitação será crucial. 

Além disso, no momento também é importante orientar o entregador a utilizar máscara, luvas e álcool em gel na entrega, mesmo que não seja extremamente necessário tanta proteção, é importante destacar para o cliente que sua padaria leva à sério a questão da segurança alimentar.

Estruture sua logística de entregas

Considerando que o delivery de padaria envolve a chamada “carga fracionada”, o ideal é contar com um aplicativo de roteirização, a fim de conciliar o máximo em velocidade de entrega com o máximo em redução de custos.

Fonte: ABIP/Prática

(401)