
17Jul
Para não perder mercado, padarias diversificam produtos e serviços
Ficou para trás o tempo em que se ia à padaria apenas para comprar pão.Não que o principal item do café da manhã tenha sido substituÃdo ou perdido espaço na mesa. É que as padarias agora não só oferecem o pãozinho e o café, mas também o almoço, o jantar, os lanches e sucos para as reuniões, as bebidas e petiscos para o happy hour, entre vários outros itens de alimentação. Nos últimos anos, para não perder mercado, muitas empresas desse segmento se diversificaram e buscaram outras formas de atrair a clientela. Tudo isso aconteceu, contudo, sem que se deixasse de lado a relação de proximidade entre o padeiro e o freguês.
A necessidade de crescer e vencer a crise econômica é o que motiva cada vez mais o setor a buscar a diversificação, atendendo o público de diferentes maneiras. Essa é a análise de Paulo Baccelli, presidente do Sindicato das Empresas de Panificação de Sorocaba e Região (Sipans), que lembra que neste 8 de julho se comemora o Dia do Panificador. Graças a essa mudança, ele acrescenta, as padarias têm conseguido se manter. "Mesmo com custos altos, como energia, farinha de trigo, embalagens", comenta.
Segundo Baccelli, o segmento vinha em uma trajetória de crescimento nos últimos anos. Era cada vez maior o número de padarias abertas e de ampliação daquelas já existentes. Ele cita o caso da Padaria Real, que se tornou uma das maiores empresas desse segmento na América Latina. Com os problemas na economia brasileira, entretanto, isso tem mudado e segurado novos investimentos, observa o presidente do sindicato.
Ainda assim, a diversificação tem ajudado a manter o nÃvel de emprego. "Quem está mantendo o emprego ainda são as padarias", avalia Paulo Baccelli, observando que o volume de contratações, no entanto, diminuiu.
Leia matéria completa aqui.
Fonte: Jornal Cruzeiro
(17174)