
22Set
Pesquisa mostra que 58% do varejo ainda não inova
A maioria das empresas de varejo ainda não investe em inovação. Uma pesquisa realizada pela Fecomércio-MG mostra que 57,9% das empresas entrevistadas não realizou nenhuma ação inovadora nos últimos 12 meses. “Falta informação ao empresário, que pensa a inovação como uma coisa de empresa de tecnologia, dispendiosa. Ele não sabe que uma inovação incremental pode ser uma mudança na forma de atendimento, na forma de entrega de um produto ou serviçoâ€, explica o economista da Fecomércio-MG, Guilherme Almeida. Segundo o estudo, 42,4% dos entrevistados afirmaram que “ser muito caro†é motivação para não investir em inovação.
Entre os 42,1% entrevistados que investiram em inovação, 51,4% afirmaram que não houve impacto no faturamento com as ações inovadoras. Porém, para os irmãos Marcos, Cleison e Kênia Martins, sócios da Auto Peças Continental, no bairro Padre Eustáquio, as inovações realizadas foram o principal motivador para um incremento de 25% no faturamento da empresa nos últimos 12 meses. “Inovamos oferecendo novos produtos, investimos nos clientes corporativos para não contar apenas com o cliente do balcão, e crescemos muito abrindo uma loja virtualâ€, conta Kênia Martins.
“Mesmo em crise, crescemos 20%, com investimento em marketing, sorteios, adquirindo novos produtos. Vendi um carro para investir nessas inovaçõesâ€, conta a sócia da Porto Seguro Tintas, Luciana Mendes.
Para Almeida, uma dificuldade mesmo para as empresas que já inovaram, é compreender que o processo de inovação deve ser contÃnuo. Entre as empresas que inovaram nos últimos 12 meses, 51,5% admitiram que foram eventos isolados. “Uma ação isolada surge para suprir uma necessidade, mas a inovação deve ser cÃclica, porque ela é rapidamente absorvida pela concorrênciaâ€, diz Almeida. “Percebemos isso na empresa, investimos na entrada da loja, os concorrentes mudaram. Por isso temos que sempre pensar na próxima inovaçãoâ€, diz Kênia.
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Fonte: Márcio Rodrigues
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