
19Set
Queijo Canastra tem mais valor
Patrimônio Imaterial do Brasil, o queijo Canastra é reconhecido como um produto gourmet e desejado pelos consumidores e chefes de cozinha de todo o PaÃs. Após a conquista do selo de Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência (IP), em 2012, e do lançamento da marca “Região do Queijo da Canastraâ€, em 2014, os produtores do legÃtimo queijo Canastra estão alcançando bons resultados. A começar pela agregação de valor, uma vez que o preço do queijo certificado está em torno de 200% superior aos comuns, além da rentabilidade para o produtor, que ficou entre 200% e 300% maior, garantindo condições de investir nos processos produtivos.
Além do retorno financeiro, a demanda proveniente de todo o PaÃs pelos queijos com IP está superando a produção e estimulando o ingresso de novos produtores no processo de certificação.
A Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (Aprocan) é a responsável por gerenciar o uso da marca. O autêntico Queijo da Canastra tem que ser produzido em um dos sete municÃpios que estão na área delimitada pela Indicação de Procedência. São eles: São Roque de Minas, Medeiros, Vargem Bonita, TapiraÃ, Delfinópolis, Bambuà e Piumhi.
Leia matéria completa aqui.
Fonte: Diário do Comércio
(16345)