22Dez
Aprenda a usar as sobras de pão para fazer a tradicional rabanada
Nada se perde, tudo se transforma. A máxima de Lavoisier se aplica perfeitamente à um dos quitutes que mais nos remetem ao Natal: as rabanadas.
Pão dormido embebido em leite e ovos, frito e polvilhado de açúcar, essa tentação que não pode faltar nas festas pode ainda receber calda de vinho, como em casas portuguesas; leite de coco, como no Nordeste brasileiro ou até ser recheada ou ter cobertura, “Hoje são muitas as variaçõesâ€, diz a chef Ilda Vinagre, do restaurante português A bela Sintra. Ela assina diferentes receitas de rabanada, como a feita com vinho Moscatel e cobertura de baba-de-moça.
Disputa com o panetone
Pão de forma
Rabanada com calda de vinho do porto, Tasca do Porto
Ingredientes para a calda: 500 ml de vinho do porto; 200g de açúcar; 100 ml de mel; 100 ml de água. Ingredientes para a rabanada: 4 pães franceses ou baguete amanhecidos cortados com 2 cm de espessura; 4 ovos; óleo de milho para fritar; canela em pó (a gosto) d óleo para fritar.
Deixe esfriar e acrescente o mel. Reserve um pouco da calda, o suficiente para molhar as rabanadas. Em seguida, passe as rabanadas nos ovos batidos e leve a frigideira para fritar. Retire o excesso de óleo com um papel toalha. Polvilhe as rabanadas com canela e em seguida acrescentar a calda por cima.
Rabananda com praliné, A Bela Cintra
Ingredientes: 4 fatias de pão adormecido (francês ou italiano) com 3 cm de espessura; 4 ovos; 2 taças de vinho do Porto; açúcar; canela; óleo para fritura. Praliné: 250ml de água; 125g de açúcar; 30g de castanhas; 30g de nozes e 30g de pinholes.
Preparo: em um prato fundo colocar as fatias de pão com o moscatel, virando-as dos dois lados para que absorvam o vinho. Numa tigela, colocar os ovos e bater com um garfo. Mergulhar as fatias molhadas no vinho e fritá-las até dourar. Reservar até esfriar um pouco.Polvilhe açúcar e canela.
Praliné: em uma panela coloque o açúcar e a água. Aqueça até ferver e formar o caramelo. Adicione as castanhas, nozes e pinholes picadinhos. Deixe esfriar em um recipiente e depois quebre a praliné em pedacinhos. Sirva por cima da rabanada.
(14512)