Noticia

Central de Negócios das Indústrias de Panificação (Unipão) é lançada em Juiz de Fora

18Out

Central de Negócios das Indústrias de Panificação (Unipão) é lançada em Juiz de Fora

No dia 15 de outubro, a cidade de Juiz de Fora foi palco do lançamento da  Central de Negócios das Indústrias de Panificação (Unipão). O evento, que contou com o apoio do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora e Região (Sindipan/JF), do Sebrae Minas e da FIEMG, aconteceu na sede da FIEMG Regional Zona da Mata.

A criação da Central é fruto de um intenso trabalho iniciado em 2023, focado na qualificação e no fortalecimento do setor de Panificação local. Durante o evento, foi apresentada a Central de Negócios, que reúne 31 empresas do segmento. Essas organizações têm se unido em cooperação para expandir seus negócios e promover ações conjuntas que visam benefícios coletivos. A Unipão tem como objetivo estabelecer estratégias eficazes para aumentar o acesso a mercados, potencializar vendas, melhorar a lucratividade e otimizar a eficiência profissional das empresas participantes.

Realizando a abertura do evento, o diretor do Sebrae Minas, Marden Marcio Magalhães, fez a entrega de todos os documentos, manuais e memória fotográfica digital produzida pelos profissionais do Sebrae que acompanharam o grupo na implantação da Central de Negócios Unipão ao presidente da cooperativa, Fausto Silva Carvalho. Marden Magalhães agradeceu ao Sindipan/JF e à FIEMG pela parceria, dizendo que os empresários precisam entender que é preciso largar a concorrência e passar a correr junto. “As alegrias sempre superam as adversidades. Sou fã desta metodologia do Sebrae que utilizamos aqui e coloco nossa entidade sempre à disposição para ajudar. Vida longa à Unipão!”, disse.

Em seguida, o presidente do Sindipan/JF e da FIEMG Regional ZM, Heveraldo Castro, ressaltou que a cooperativa só tem a somar, beneficiando associados e fornecedores. “Agradeço ao Sebrae que nos ajudou a realizar este sonho, pois sempre pregamos a união. O Sindipan/JF e a FIEMG estão aqui para melhorar a vida do empresário e oferecem muitas oportunidades para isso. A união fortalece nossa atividade empresarial. Vamos espalhar esta boa ação a todos os panificadores”, disse.

O presidente da Unipão, Fausto Silva Carvalho, destacou que este momento marca o início de uma nova fase para o setor.  “É o desenvolvimento de um trabalho coletivo, a união de pessoas que compartilham os mesmos valores e se esforçam. Trabalho conjunto dá resultado e traz uma transformação positiva na vida dos cooperados e da sociedade. Agradeço aos participantes pela coragem de se moverem rumo ao novo. Vamos manter este espírito de união e estar abertos à inovação. Que essa cooperativa seja um exemplo de sucesso para a região e para o país”, ressaltou.

Durante o evento, foram entregues pelos representantes do Sindipan/JF homenagens a alguns cooperados, como forma de agradecimento por sua valiosa contribuição ao longo da trajetória de implantação da Unipão. As empresas integrantes da cooperativa também receberam placas que simbolizam sua valiosa participação na Central de Negócios.

A Central de Negócios Unipão
O sonho de reduzir custos para os empresários da Panificação sempre foi incentivado pelo Sindipan/JF. O Sindicato chegou a promover compras em conjunto, mas, diante das dificuldades, buscou em 2023 a metodologia da Central de Negócios do Sebrae. Assim, 25 empresários de Juiz de Fora e região se uniram em uma jornada de cooperação e inovação.

Motivados pela vontade de superar desafios e otimizar suas operações, decidiram criar uma Central de Negócios, um espaço onde a união é a força e a economia é a principal bandeira. Esses empresários visionários compreenderam que, ao unir suas vozes e recursos, poderiam não apenas reduzir custos, mas também aumentar a competitividade de suas padarias. Assim, nasceu uma rede sólida, que hoje conta com 31 estabelecimentos e alcança uma economia média de 20% nas compras de produtos essenciais.

Desta forma, o grupo de empresários compartilha conhecimentos, experiências e as melhores práticas do mercado. A Central de Negócios não apenas proporciona melhores preços, mas também fortalece o relacionamento entre os membros, criando um ambiente de confiança e apoio mútuo. Essa união é um exemplo inspirador de como a colaboração pode transformar realidades. As padarias de Juiz de Fora e região, agora mais preparadas e eficientes, oferecem produtos de qualidade a preços justos, garantindo a satisfação de seus clientes e o fortalecimento da comunidade local.

(1507)