17Nov
Como preparar sua confeitaria para vendas online
A internet é uma ferramenta poderosa de comunicação. Para as pequenas e médias empresas, ela é fundamental não apenas para divulgar os produtos, mas também para realizar vendas — principalmente se a marca não tem uma loja física própria. Seguindo essa tendência, vender doces online acaba se tornando uma opção interessante para os pequenos empreendedores.
Você já parou para pensar em como a internet pode ajudar a ampliar o público da sua empresa? Ou em como você pode ganhar tempo utilizando esse recurso? A verdade é que, com um trabalho bem feito, você pode aumentar as vendas vertiginosamente. E quem não quer isso, certo?
Portanto, preste atenção nos próximos tópicos. Neles, vamos mostrar como você pode se preparar facilmente para a venda de doces online, ainda mais em uma época de incertezas, em que o contato entre as pessoas está mais restrito por conta do coronavírus.
Escolha as plataformas relevantes para o seu negócio
Para realizar a venda de doces online, antes de mais nada, é preciso escolher qual será a plataforma utilizada. Ou seja, qual a ferramenta que melhor atenderá as suas necessidades e que concentrará o seu público-alvo.
Logo de cara, existem três opções muito vantajosas: Facebook, Instagram e loja virtual. As duas primeiras são redes sociais, exatamente onde a maioria do público se encontra. Já a última é uma plataforma cujo dono é você. Nesse caso, cabem personalizações de todos os tipos.
O ideal é que você possa combinar as três plataformas para garantir melhor alcance de público e atingir pessoas diferentes. Nesse sentido, tenha o cuidado de atender cada cliente com a mesma dedicação e compromisso, independentemente do ambiente no qual ele se encontra.
Use as redes sociais profissionalmente
Ainda continuando o assunto redes sociais, é importante que você saiba como usar essas ferramentas profissionalmente. Ou seja, nada de misturar perfil pessoal com o perfil da sua loja online, pois isso não será nada interessante para o posicionamento e mesmo a construção de uma marca.
Hoje, existem dezenas de redes sociais que podem ser usadas gratuitamente para a divulgação de negócios. No entanto, nem todas essas plataformas serão úteis para o público que você precisa atingir e mesmo para os produtos que você comercializa, que no caso são os doces.
Opções como o Facebook, Instagram e mesmo o Pinterest são indicadas para esse tipo de negócio porque são redes onde é possível explorar fotos, textos explicativos e vídeos curtos. Já uma rede social muito famosa, mas que talvez não seja a mais adequada para a venda de doces, é o YouTube.
Apesar de muito popular entre todas as idades, o YouTube somente funciona para quem tem tempo para se dedicar a incontáveis horas de gravações e edição de vídeos. Além do mais, quem consome conteúdos no YouTube está sempre à espera de mais vídeos, ou seja, é preciso seguir uma certa regularidade para a postagem de vídeos.
Já o Instagram, Facebook e Pinterest, basicamente, serão alimentados com fotos e textos curtos. Mas atenção: é preciso primar pela qualidade dos conteúdos compartilhados. Ou seja, produza boas fotos, com qualidade, e valorize os seus produtos. Escreva as informações mais relevantes que os clientes devem saber e, claro, não deixe de interagir com os seus seguidores.
Trabalhe com um plano estratégico
Assim como uma empresa com estrutura física, um negócio online também precisa seguir um planejamento estratégico para se desenvolver. Ou seja, para vender os seus doces online, será preciso pensar em um cardápio atrativo, as formas de pagamento que serão aceitas, como serão feitas as entregas e em qual área, além de um plano de crescimento.
Todos os meses, tenha o hábito de criar os objetivos para o período seguinte, além de avaliar as conquistas e desafios enfrentados. Confira os números das vendas, analise quais os produtos fazem mais sucesso e aqueles menos pedidos, considere o feedback dos seus clientes e trabalhe sempre para melhorar todos os aspectos do serviço prestado.
Crie um fluxo de trabalho possível
Sempre que uma nova loja inaugura, há uma série de providências a serem tomadas para que tudo funcione. E na internet não é diferente. Isto é, você terá que criar um fluxo para a gestão do trabalho, a fim de garantir o recebimento de todos os pedidos e a entrega deles em tempo hábil.
Por isso, verifique o seu estoque de matérias-primas, entenda o tempo necessário para a produção dos produtos e se certifique de que a entrega será feita corretamente.
Nesse ponto, o uso das diferentes plataformas também tem um impacto. Se você perceber que não vai conseguir atender as demandas de três lugares diferentes, corrija a rota da maneira que for mais adequada ao seu negócio — seja diminuindo o número de lojas virtuais ou contratando mais funcionários.
Faça excelentes atendimentos
Quando uma pessoa opta por comprar algo online, ela geralmente procura praticidade. Mas, para isso, ela abre mão de experimentar o produto e de interagir com o vendedor pessoalmente.
Por isso, é muito importante que você se esforce para que o atendimento seja excelente e para que seus clientes se sintam bem recebidos, mesmo pela internet. Isso significa entender o pedido corretamente, responder todas as dúvidas que possam surgir e fazer as entregas das encomendas dentro do prazo combinado.
Seja assertivo no mercado online
Trabalhar no mercado online tem suas facilidades, mas também desafios. A possibilidade de fazer tudo em casa, a chance de ter um negócio próprio mesmo que pequeno, além da fácil divulgação nas redes sociais são alguns dos pontos positivos.
No entanto, muitos erros são cometidos, principalmente pelos iniciantes, e você já pode evitar muitos deles. De maneira geral, preste atenção nos seguintes pontos:
tenha o seu diferencial;
identifique o seu público-alvo;
crie uma rotina de trabalho;
cuide do fluxo de caixa;
controle o estoque;
invista em marketing.
Preze pela qualidade na venda de doces online
A venda de doces online pode ser repleta de concorrentes. Para vencer nesse ambiente, é preciso ter produtos de destaque. Na prática, isso se traduz no sabor excepcional e nos preços competitivos.
O segredo para essa equação é usar sempre ingredientes de alto padrão e com qualidade reconhecida. E mesmo que a sua cidade não ofereça opções suficientes, é possível adquirir produtos pela internet.
Essa prática ajudará, inclusive, na hora de fazer a precificação dos seus produtos, uma vez que muitos dos insumos vendidos online são mais baratos que aqueles encontrados em lojas físicas especializadas.
Vender doces online é uma oportunidade para fazer o seu negócio prosperar. Para tanto, é preciso se preparar internamente, escolher a plataforma mais adequada, fazer um atendimento excepcional e sempre prezar pela qualidade e preço competitivo dos seus produtos.
Fonte: Blog Nova Safra
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