Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home1/sindipan/public_html/controle/includes/funcoes2.php on line 107
SINDIPAN JF

Empresas apostam em novas estratégias de negócios

14Mai

Empresas apostam em novas estratégias de negócios

Empresas de todos os setores têm sido afetadas de forma direta devido à crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

A pesquisa Covid-19 e os impactos econômicos nos pequenos negócios de Minas Gerais, realizada pela Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas, aponta que três meses é o tempo médio que a maioria (57%) dos empreendedores de micro e pequenas empresas mineiras acredita que conseguirá manter os negócios funcionando.

Para enfrentar os desafios impostos pelo isolamento social e o fechamento de grande parte dos estabelecimentos, empresários da área da saúde e bem-estar de Juiz de Fora, na Zona da Mata, têm se reinventado e apostado em novas estratégias de negócios.

O educador físico Thiago Nunes, do estúdio de treinamento esportivo personalizado Vivazfit, relata que, no início do isolamento, o impacto foi muito forte nos negócios.

“Ainda estamos sofrendo com a paralisação, mas buscando novas alternativas para atender nossos clientes”.

O marketing digital tem sido o maior investimento do estúdio, tanto na manutenção de clientes quanto no trabalho de follow up e na captação de receita. “Tudo ainda é muito novo. Estamos buscando inovar essa ferramenta a cada dia, com vídeos de treinos, treinamento on-line e lives pelo Instagram.

Outro estúdio de treinamento personalizado que tem enfrentado a crise de forma criativa é o Salzer Studio Fitness. Segundo o educador físico Eduardo Borba Salzer, o impacto maior foi a obrigatoriedade de interromper os atendimentos presenciais. “Como o nosso atendimento é todo personalizado e exclusivo, isso, a princípio, foi o mais grave e preocupante. Junto, veio o receio quanto ao faturamento, pois como iríamos faturar sem ter o atendimento presencial?”, pergunta o empresário.

Para driblar o obstáculo, o primeiro passo foi manter a característica do estúdio de treinos exclusivos e personalizados, enviando treinos para serem realizados pelos alunos em casa. A partir daí, surgiu a ideia da construção de uma consultoria on-line, o que ampliou o mercado de atuação e a captação de novos clientes. “Temos feito lives regulares no Instagram e criamos um canal no Youtube para salvar o conteúdo, que pode ser acessado por todos, a qualquer hora do dia.”

Eduardo Salzer participou do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae Minas, que proporciona orientação proativa, gratuita e personalizada, nas micro e pequenas empresas, visando estimular o talento e a criatividade dos empreendedores, com o objetivo de ampliar a inovação e impulsionar negócios e ideias.

“No momento, estamos colocando em prática a ferramenta que construímos durante o ALI. Desenvolvemos um sistema de gamificação e lançamos um desafio aberto ao público, a fim de incentivar as pessoas a praticarem exercício físico regularmente e a conhecer nossa metodologia de trabalho. Para ambas as propostas, o marketing digital está sendo uma ferramenta fundamental e tem nos auxiliando na divulgação da marca, ampliando, assim, nossa oferta de negócios”, finaliza o empresário.

Daniel Gravena, da clínica médica multiespecialidades MedMais Consulta, diz que, com a pandemia e o isolamento social, teve uma queda brusca na quantidade de atendimentos.

“Como solução, passamos a oferecer serviços de teleconsultas para as especialidades de psiquiatria, clínica geral, dermatologia, gastroenterologia e psicologia.”

Além disso, a clínica estabeleceu protocolos de prevenção para aumentar a segurança de todos os que comparecem às suas unidades. “Levamos também informação às pessoas por meio da produção de conteúdo informativo em nossas redes sociais, visando educar e conscientizar a população neste momento de pandemia.”

A instabilidade econômica gerada pelo Covid-19 afetou negativamente 89% dos pequenos negócios mineiros, segundo estudo do Sebrae Minas. Os efeitos imediatos da crise são as reduções do faturamento e dos lucros, além do aumento do endividamento, das despesas e dos custos. (ASN)

Fonte: Diario do Comercio